Numa aula prática, uma professora levou seus alunos ao laboratório a fim de demonstrar o processo de osmose e colocou algumas hemácias em três tubos de ensaio contendo uma solução de NaCl com diferentes concentrações. Após alguns minutos, eles observaram que as hemácias do tubo I estavam enrugadas, as do tubo II estavam normais e as do tubo III estavam rompidas. A partir dessas informações, determine o tipo de solução de NaCl (hipotônica, hipertônica ou isotônica) nos três tubos de ensaio. Justifique sua resposta.
Soluções para a tarefa
Análise do TUBO I
As hemácias desse tubo estavam enrugados. Isso significa que perderam líquido (água) e ficaram enrugadas/murchas.
Para que elas tenham perdido água para o meio, ele deveria estar mais concentrado em soluto, ou seja, é um meio HIPERTÔNICO.
Análise do TUBO II
As hemácias desse tubo estavam normais. Isso significa que perdem água ao mesmo tempo que ganham, há equilíbrio.
Para que isso ocorra, o meio deveria estar com concentrado de soluto igual ou muito próxima da concentração dentro da célula, ou seja, é um meio ISOTÔNICO.
Análise do TUBO III
As hemácias desse tubo estavam rompidas. Isso significa que ganharam água ao ponto de ficarem no limite e estourarem/romperem (sofreram lise).
Para que elas tenham ganhado água do meio, ele deveria estar menos concentrado em soluto, ou seja, é um meio HIPOTÔNICO.
RESULTADO:
- TUBO I - Hipertônico
- TUBO II - Isotônico
- TUBO III - Hipotônico
OBS.:
- A água sempre se desloca para onde tem mais soluto.
- Hemólise: rompimento de uma hemácia por osmose.
- Assunto: Osmose