Nos vídeos 1 e 2, preste atenção à descrição das personagens de cada tipo de maracatu. Liste as personagens de cada vídeo para lembrar com mais facilidade. Depois, responda: quais são as semelhanças e as diferenças entre as personagens dos dois tipos de maracatu? E qual está presente somente no maracatu rural? Reflita e escreva sobre a importância de as personagens representarem a corte de uma realeza africana. "Curta! Danças regionais – Maracatu de baque virado" "Saiba mais sobre o Maracatu rural (baque solto)" "Maracatu: muito mais que um ritmo!"
Soluções para a tarefa
Resposta:
Os batuqueiros são os responsáveis por dar ritmo ao desfile. A orquestra é composta por instrumentos de percussão (caixas, ganzás, gonguês, taróis e tambores) e sopro (trombones e cornetas). As coreografias misturam giros e pulos sob um ritmo frenético que remete às congadas, um tipo de festa popular brasileira.
Maracatu é um ritmo musical, dança e ritual de sincretismo religioso com origem no estado brasileiro de Pernambuco. Existem dois tipos, conforme o "baque" ou batida: Maracatu Nação (Baque Virado) e Maracatu Rural (Baque Solto).
Maracatu Rural ou Baque Solto
Também conhecido como Baque Solto, esse tipo de maracatu é típico de Nazaré da Mata, município localizado na Zona da Mata de Pernambuco. Sua origem apareceu posteriormente ao Maracatu Nação, despontando por volta do século XIX. Seus participantes são basicamente trabalhadores rurais.
Explicação:
espero ter ajudado:)