Nos últimos meses a taxa de câmbio R$/USD (reais por dólares USA) têm apresentado uma grande volatilidade. É sabido que o Brasil mantém um regime cambial de flutuação administrada, ou seja, o preço do câmbio é dado pela flutuação do mercado (interações entre oferta e demanda), mas sofre intervenções esporádicas do governo na tentativa de influenciar o valor da cotação.
A instabilidade dos últimos meses é relacionada com o cenário de incerteza da economia brasileira, muito pelo fato do quadro ainda indefinido em relação a eleição presidencial que ocorrerá em outubro de 2018.
Sabendo que todos aqueles agentes (empresas, pessoas ou investidores) que desejem retirar seus recursos do país tenham que comprar dólares e, analogamente, aqueles que desejam aplicar seus recursos no Brasil precisam vender dólares, responda os questionamentos a seguir.
a) Caso as pesquisas de intenção de voto apontem para uma possibilidade grande de vitória de um candidato que os investidores externos que mantém recursos aplicados no Brasil tenham medo, qual seria o comportamento das curvas de oferta e demanda? O que aconteceria com a taxa de câmbio?
b) Caso o Banco Central esteja incomodado com relação a alta da taxa de câmbio, qual seria a medida possível a ser tomada a partir da lógica do modelo de oferta e demanda? Justifique sua resposta apontando os motivos pelos quais a taxa de câmbio diminuiria.
c) Caso o Brasil avançasse em relação a reforma tributária, que é algo há muito tempo incentivado pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) e visto como uma medida muito positiva para o desempenho futuro da economia nacional, qual impacto seria gerado na taxa de câmbio? Justifique sua resposta apresentando quais os movimentos das curvas de oferta e demanda e os resultados destas mudanças.
Soluções para a tarefa
Olá,
a) No caso de possível vitória de um candidato que os investidores externos que mantém recursos aplicados no Brasil tenham medo, notadamente haverá grande demanda pelo dólar, pois os investidores precisarão comprar a moeda, o que gerará o aumento do preço do dólar frente ao real.
b) Caso o Banco Central esteja incomodado com relação a alta da taxa de câmbio, a atitude a ser tomada é a venda das reservas cambiais brasileiras, sendo que o aumento da oferta do dólar no mercado gerará a sua consequente desvalorização.
c) Caso o Brasil avançasse em relação a reforma tributária, a consequência disso seria o aumento do número de investimentos no país, os mesmos precisarão vender dólares, ou seja, ocorrerá uma desvalorização do dólar frente ao real.
Abraços!