No que tange à inferência, Koch e Travaglia (2009) explicam que integra o processo de compreensão por parte do leitor/ouvinte, o qual promove relações a partir do que está explícito no texto, ou entre excertos do texto e conhecimentos necessários para a compreensão. Sobre o processo inferencial, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A inferência não é uma noção semântica, mas exclusivamente pragmática, já que envolve o conhecimento partilhado entre produtor do texto e leitor/ouvinte.
( ) Dentre os conhecimentos necessários para a compreensão do texto, encontram-se os adquiridos pelo leitor/ouvinte por meio da experiência de vida. Por exemplo, quando alguém pergunta: "Você tem horas?", sabemos que a pessoa não quer que o interlocutor responda "sim", mas que diga que horas são. Aprende-se isso na interação social.
( ) A inferência configura-se como um processo econômico, já que o falante, ao fazer uso dela, conta com a colaboração do interlocutor, que deverá preencher as "lacunas", ou seja, as informações não explícitas no enunciado.
R: F-V-V
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Em relação ao processo inferencial, pode-se afirmar que a sequência correta é: F, V, V.
Análise das afirmações sobre o processo inferencial:
- I - A primeira asserção é FALSA, dado que a inferência não é exclusivamente pragmática, mas também semântica.
- II - A segunda asserção é VERDADEIRA, uma vez que os conhecimentos de mundo por parte do leitor são fundamentais para o entendimento de um texto.
- III - A terceira asserção é VERDADEIRA, visto que a inferência acaba sendo um processo econômico, porque o falante que a utilizada conta com a colaboração do interlocutor.
Veja mais sobre inferência:
https://brainly.com.br/tarefa/23631741
#SPJ1
Anexos:
Perguntas interessantes