No período do Regime Militar, surgiu um novo pensamento educacional, a Pedagogia Histórico-Critica, a qual é considerada um marco na educação brasileira. Pode ser citada como uma perspectiva educacional que visa resgatar a importância da escola e a reorganização do processo educativo, abrangendo um método pedagógico que parte da prática social a partir do qual o professor e aluno se encontram igualmente inseridos. Idealizador da Pedagogia Histórico-Critica, Dermeval Saviani defende que uma das funções da escola é possibilitar o acesso aos conhecimentos previamente produzidos e sistematizados. Com base nos estudos realizados, nas videoaulas e no livro da disciplina, discorra porque é chamada de Pedagogia Histórico-crítica, qual a relação entre professor e aluno e o que ela propicia ao educando por meio do saber sistematizado?
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
A Pedagogia Histórico-Crítica, como evidenciada no texto como presente durante o período militar, é caracterizada por uma tendência pedagógica que visava ao conhecimento sistematizado, ao mesmo tempo possibilitando o desenvolvimento do raciocínio crítico dos estudantes.
Diante disso, trata-se de um modelo inovador em relação ao modelo tradicional, em que o aluno é mais capaz de desenvolver sua autonomia no processo de aprendizado.
Perguntas interessantes