No mundo multidimensional da música, desde a década de 1970, muitas pessoas cruzam fronteiras musicais todos os dias. Uma pessoa pode assistir concertos ao vivo e colecionar gravações de música clássica, jazz, rock e música não ocidental; ouvir canções pop na academia de ginástica, músicas sertanejas no rádio e, as de fundo, em vários tipos em lojas, elevadores e escritórios. Músicos vivem nesses ambientes, fluidos, seus trabalhos refletem issoConsiderando a pluralidade de formas de acesso a diferentes tipos de música e suas possíveis funções nas mais variadas sociedades, avalie as afirmações a seguir.I.A teoria da música tonal é o que unifica todos os estilos e gêneros possíveis de músicas advindas das mais diversas culturas, pois a escala natural é a base para o desenvolvimento de todas as outras estruturas musicais criadas a partir de diferentes parâmetros fisicos do som.II.As novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), ao mesmo tempo que proporcionam influências diversas, sempre em mão dupla, também oferecem uma teoria universal e unificada da música, por meio de cruzamentos e contaminações provenientes do mundo contemporâneo, por mais distintas que sejam as culturas.III.As estéficas fronteiriças vivenciadas no mundo contemporâneo proporcionam ligações entre vários sistemas musicais, tanto no que diz respeito à fruição quanto às diferentes possibilidades funcionais para a música, mesmo considerando os processos de massificação na cultura ocidental. lV. A Internet e as trocas de arquivos digitais têm transformado o mundo da percepção musical, principalmente em relação à ampliação das referências culturais e à portabilidade dos registros e suportes sonoros. É correto apenas o que se afirma emO I e II.O II e IV. O III e IV. fú I, II e III.O I, III e IV.
#ENADE
Soluções para a tarefa
A pluralidade musical do mundo tem se destacado ainda mais em um ambiente globalizado e diverso.
I.A teoria da música tonal é o que unifica todos os estilos e gêneros possíveis de músicas advindas das mais diversas culturas, pois a escala natural é a base para o desenvolvimento de todas as outras estruturas musicais criadas a partir de diferentes parâmetros fisicos do som.
Falso. Nem todas as músicas dentro de uma cultura, e, ainda mais, de diferentes culturas, obedecem a padrões previsos na teoria da música tonal.
II.As novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), ao mesmo tempo que proporcionam influências diversas, sempre em mão dupla, também oferecem uma teoria universal e unificada da música, por meio de cruzamentos e contaminações provenientes do mundo contemporâneo, por mais distintas que sejam as culturas.
Falso. As Tecnologias da Informação e Comunicação nem sempre proporcionam influências diversas em mão dupla.
III.As estéticas fronteiriças vivenciadas no mundo contemporâneo proporcionam ligações entre vários sistemas musicais, tanto no que diz respeito à fruição quanto às diferentes possibilidades funcionais para a música, mesmo considerando os processos de massificação na cultura ocidental.
Correto. O mundo contemporâneo tem como característica uma variabilidade musical pautada nas ligações entre sistemas distintos. Ainda que diante de um processo de massificação, é possível observar a resistência de diferentes estilos e modos de fazer.
lV. A Internet e as trocas de arquivos digitais têm transformado o mundo da percepção musical, principalmente em relação à ampliação das referências culturais e à portabilidade dos registros e suportes sonoros.
Correto. A tecnologia de transmissão de arquivos permite que o acesso ao mundo da música seja muito maior hoje do que era há algumas décadas.
É correto o que se afirma em:
C) III e IV.