História, perguntado por yasminnllima64, 4 meses atrás

No excerto, padre antônio vieira, um dos expoentes do barroco em língua portuguesa, faz de sua pregação religiosa uma crítica ao pior tipo de ladrão, que é aquele que despoja uma nação. Entretanto, apesar de essa produção textual pertencer à área da sermonística, faz parte também da arte literária porque apresenta preocupação em a) criticar o que existe de mau nos atos dos homens. B) chamar a atenção para a construção da mensagem. C) ensinar valores morais que enobreçam a sociedade. D) contribuir para a construção de uma nação mais justa. E) mostrar o passado como algo válido ainda no presente

Soluções para a tarefa

Respondido por britodavim
0

O excerto, apesar de obedecer as estruturas do gênero literário Sermão, também pertence à arte literária, pois busca chamar atenção para a construção da mensagem. (Alternativa B)

A arte literária

De modo geral, arte literária é a arte que se expressa por meio das palavras. São textos, em qualquer gênero literário, poemas, conto, crônica, romance, sermão, que provocam sensações, sentimentos, reflexões, e que utilizam de recursos linguísticos para alcançar esses objetivos.

Compreendendo que arte, em si, são expressões de culturas, ideias, ideologias, emoções, opiniões entre outros, na literatura, a linguagem verbal é a responsável por essa transmissão, utilizando-se de recursos semânticos e sintáticos.

Complemento da questão:

Excerto:

Navegava Alexandre em uma poderosa armada, pelo mar Erithreu a conquistar a índia; e como fosse trazido à sua presença um pirata, que por ali andava roubando os pescadores, repreendeu-o muito Alexandre de andar em tão mau ofício; porém, ele que não era medroso nem lerdo, responde assim: basta, senhor, porque eu que roubo em uma barca sou ladrão, e vós que roubais em uma armada, sois imperador? e assim é. O roubar pouco é culpa, o roubar muito é grandeza; o roubar com pouco poder faz os piratas, o roubar com muito, os Alexandres. [. ] o ladrão que furta para comer, não vai nem leva ao inferno: os que não só vão, mas levam, de que eu trato, são os ladrões de maior calibre e de mais alta esfera [. ]. Os outros ladrões roubam um homem, estes roubam cidades e reinos; os outros furtam debaixo do seu risco, estes sem temor, nem perigo; os outros, se furtam, são enforcados, estes furtam e enforcam. Vieira, a. Sermão do bom ladrão. In: sermões escolhidos. São Paulo: editora Martin Claret, 2004.

Aprenda mais sobre arte literária em: https://brainly.com.br/tarefa/21206152#

#SPJ4

Perguntas interessantes