Psicologia, perguntado por Edu2693, 9 meses atrás

No dia 21 de fevereiro de 1799, uma estranha criatura surgiu dos bosques próximos ao povoado de Aveyron, no sul da França. Apesar de andar em posição ereta se assemelhava mais a um animal do que a um ser humano, porém, imediatamente foi identificado como um menino de uns onze ou doze anos. Unicamente emitia estridentes e incompreensíveis grunhidos e parecia carecer do sentido de higiene pessoal, fazia suas necessidades onde e quando lhe apetecia. Foi conduzido para a polícia local e, mais tarde, para um orfanato próximo.
A princípio escapava constantemente e era difícil voltar a capturá-lo. Negava-se a vestir-se e rasgava as roupas quando lhes punham. Nunca houve pais que o reclamassem. O menino foi submetido a um minucioso exame médico no qual não se encontrou nenhuma anormalidade importante. [...] Em 1800, Itard passou a estudá-lo, pois acreditava que seria possível educá-lo. O esforço resultou só parcialmente satisfatório. Aprendeu a utilizar o quarto de banho, aceitou usar roupa e aprendeu a vestir-se sozinho. No entanto, não lhe interessavam nem as brincadeiras nem os jogos e nunca foi capaz de articular mais que um reduzido número de palavras. Até onde sabemos pelas detalhadas descrições de seu comportamento e suas reações, a questão não era a de que fosse retardado mental. Parece que ou não desejava dominar totalmente a fala humana ou que era incapaz de fazê-lo. (WIKIPEDIA, 2018, [s.p.])

A história de Victor de Aveyron relata a experiência de uma criança que, até onde se sabe, passou um período importante do seu desenvolvimento isolada dos adultos e sobrevivendo sozinha em uma floresta. Com isso, adquiriu prejuízos sociais que não puderam ser totalmente revertidos, como a dificuldade de aprender a falar. Pelas anotações de Itard, Victor conseguiu aprender poucas palavras antes de falecer aos 40 anos de idade. Considerando esse relato, pode-se concluir que:

a)Não seria possível educar Victor, dado que ele passou a vida comportando-se como um animal e não aprendeu nada significativo.
b)Os brinquedos e jogos não interessavam Victor, pois estavam fora da sua zona de desenvolvimento próximo.
c)Ainda que uma criança tenha boas condições orgânicas, ela não irá aprender a falar e comportar-se socialmente se isso não for disponibilizado na convivência com seres humanos.
d)Victor provavelmente possuía alguma síndrome genética que não foi corretamente identificada à época.
e)É provável que Victor não se reconhecesse ao olhar-se no espelho por ter algum tipo de deficiência visual.

Soluções para a tarefa

Respondido por medsa
16

Resposta:

C

Explicação:

C) Ainda que uma criança tenha boas condições orgânicas, ela não irá aprender a falar e comportar-se socialmente se isso não for disponibilizado na convivência com seres humanos.

O caso de Victor assemelha-se com o filme Mogli: o menino lobo.

Se Victor quando bebê e criança não foi introduzido à sociedade e aos costumes dentro da sociedade ele não irá se comportar como o resto de nós. Como disse no texto, Victor passou um período importante de seu desenvolvimento isolado dos adultos e sobrevivendo sozinho em uma floresta. Geralmente em florestas encontramos animais como raposas, onças, leões, serpentes, elefantes e esses transmitem sons, como Victor fazia no começo e andam sem vestimenta, assim como Victor também fazia no começo. Então se na fase de desenvolvimento de Victor ele não foi introduzido aos nossos costumes, mas introduzido aos costumes dos animais das florestas, esse reproduzirá o que ele aprendeu e se comportará da mesma forma, estranhando costumes que para nós são tidos como normais.

Analisando as alternativas incorretas:

A) Não seria possível educar Victor, dado que ele passou a vida comportando-se como um animal e não aprendeu nada significativo.

Como diz no texto, Victor aprendeu a utilizar roupas e se adaptou a utilizar o banheiro frequentemente.

B) Os brinquedos e jogos não interessavam Victor, pois estavam fora da sua zona de desenvolvimento próximo.

Acredito que Victor não sabia como brincar com os brinquedos ou não entendeu a funcionalidade deles, por isso não tinha interesse por esses jogos. Mas eles foram introduzidos à ele a partir do dia em que o acharam.

D) Victor provavelmente possuía alguma síndrome genética que não foi corretamente identificada à época.

No texto diz que Victor não possuía nenhuma síndrome.

E) É provável que Victor não se reconhecesse ao olhar-se no espelho por ter algum tipo de deficiência visual.

No texto diz que Victor não possuía nenhuma síndrome, assim não tinha deficiência visual.

Espero ter ajudado!


Edu2693: Muito obrigado Medsa! Gostei da sua explicação!
medsa: Obrigada você, Edu2693. Fiquei realmente muito feliz em saber que você aprendeu com a minha resposta. Me faz muito bem responder as pessoas por aqui e perceber que existem pessoas gentis como você no mundo.
Respondido por ttacchyovt9xq
7

Resposta:

Desenvolveu-se satisfatoriamente do ponto de vista dos fatores biológicos, tanto pelos de ordem universal quanto individual, posto que era capaz de executar todas as atividades físicas geneticamente programadas para a sua anatomia.

Explicação:

Desenvolveu-se satisfatoriamente do ponto de vista dos fatores biológicos, tanto pelos de ordem universal quanto individual, posto que era capaz de executar todas as atividades físicas geneticamente programadas para a sua anatomia.

Perguntas interessantes