Saúde, perguntado por erikacastelobrancofo, 5 meses atrás

No Brasil, há uma inclinação cada vez mais notável entre os chefs de reputação internacional em aliar a gastronomia e o uso de ingredientes simbólicos e culturais referentes a preparos e a ingredientes emblemáticos da cultura brasileira. Um marco da instituição deste tipo de gastronomia no Brasil pode ser datado em 2006, quando o restaurante paulistano D.O.M., do chef Alex Atala, reconhecido por utilizar ingredientes brasileiros – principalmente amazônicos, à luz de técnicas gastronômicas modernas – entrou na lista dos 50 melhores restaurantes do mundo, na 49º posição, o primeiro restaurante brasileiro a integrar esta lista.

ZANETTI, Tainá Bacellar. Cozinha de raiz: as relações entre chefs, produtores e consumidores a partir do uso de produtos agroalimentares singulares na gastronomia contemporânea. 2017. Tese( Doutorado). Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2017.

Conforme visto na disciplina e de acordo com o contexto acima, temos um cenário atual de valorização de ingredientes regionais. Desta forma, relacione os ingredientes brasileiros abaixo com a sua descrição:

1 - Cumaru
2 - Jambu
3 - Bacuri
4 - Pequi

( ) Internacionalmente essa semente é conhecida como fava-tonka e possui vasta aplicabilidade, justamente por conter sabor e aroma versáteis.
( ) Pertencente a família dos agriões, possui fascinante sensação gustativa de eletricidade.
( ) Fruta encontrada no norte do Piauí, Maranhão e Pará, que apresenta, doçura, acidez, notas florais e aroma seco que tornam essa fruta superior.
( ) Fruta tipicamente brasileira que possui sabor acentuado e com um toque de queijo.

A sequência correta é:
Alternativas
Alternativa 1:
2 - 3 - 1 - 4.

Alternativa 2:
3 - 2 -1 - 4.

Alternativa 3:
4 - 2 - 3 -1.

Alternativa 4:
1 - 2 - 3 - 4.

Alternativa 5:
4 - 3 - 2 - 1.

Soluções para a tarefa

Respondido por marisanemebarbosa
3

Resposta: Alternativa 4 sequencia 1,2,3 e 4

Explicação: conforme a descrição das frutas.

Respondido por simoneafcpb
5

Resposta: A sequência correta é: Alternativa 4:

1 - 2 - 3 - 4.

Explicação: Páginas 89, 95 e 96 do livro Criatividade e Inovação

em Gastronomia.

Perguntas interessantes