No ano de 395 d.C.. o Império Romano foi divido em dois o Império Romano do Ocidente, com capital em Roma, e o Império Romano do Oriente, com a capital em Constantinopla Foi uma tentativa de salvar a parte mais rica e menos problemática do extenso império, a parte oriental. Em 476 d.C., a cidade de Roma foi invadida pelos Hérulos, era o fim do Império Romano do Ocidente. Além da invasão dos germanos, quais foram as causas para o fim do Império Romano do Ocidente?
a) A causa principal foi a grande quantidade de escravos, pois dificultava a produção agrícola e a sua absorção na sociedade e cultura romana.
b) Vários fatores atuaram para o fim do Império Romano do Ocidente, como a escassez da mão de obra escrava; as crises sucessórias do trono, a anarquia militar, a extensão do império que dificultava a administração; os conflitos entre Patricios e Plebeus; e as invasões e migrações dos povos germânicos
c) As causas mais importantes foram: a libertação dos escravos, a aliança entre Patricios e Plebeus; o estabelecimento de parcerias com os cartagineses.
d) Os principais fatores foram: a grande oferta de mão de obra escrava, os constantes ataques do Império Romano Oriental, as revoltas dos Patricios; as alianças com os Visigodos.
e) O tema mais importante na questão envolvendo a Queda de Roma è a causa dos germanos. Invasores ou migrantes, os povos germânicos ocuparam todo o território e impuseram ao governo romano a sua forma de vida, as suas leis e a sua cultura.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
Ao lado da crise econômica e da desestruturação militar, as invasões bárbaras levaram ao fim do Império Romano do Ocidente. Os bárbaros recebiam essa denominação, de origem grega, pois os gregos não entendiam a língua dos povos do norte.
Perguntas interessantes