Lógica, perguntado por legiocar, 1 ano atrás

No ano de 1973, o título de campeão paulista de futebol foi dividido entre Santos e Portuguesa devido a um erro de conta. Na disputa de pênaltis da partida final, o árbitro declarou o Santos campeão quando a Portuguesa ainda tinha chances matemáticas de igualar o placar. Quando o erro foi descoberto, já era tarde e as duas equipes foram declaradas campeãs. Sabendo que na disputa de pênaltis cada equipe faz pelo menos cinco cobranças, de modo que as cobranças de uma equipe se alternam com as cobranças da outra, assinale a única alternativa compatível com o fato descrito.
A)O Santos converteu suas 5 cobranças e a Portuguesa converteu apenas 3, mas ainda tinha uma cobrança a fazer.
B) O Santos converteu 4 e errou 1 cobrança e a Portuguesa, que ainda tinha uma cobrança a fazer, fez apenas 2 gols.
C) Após a nona cobrança, o Santos tinha feito 3 gols e a Portuguesa tinha feito apenas 1.
D) Após a sétima cobrança, o Santos tinha feito 4 gols e a Portuguesa tinha errado três cobranças.
E)Após a sexta cobrança, o Santos tinha feito 2 gols e a Portuguesa tinha errado todas as suas cobranças.

Soluções para a tarefa

Respondido por cefovi
24

Olá, Legiocar.

Esta é uma questão clássica para brasileiros, futebol... hahaha

O enunciado diz um monte de coisa, mas a parte importante é "portuguesa ainda tinha chances matemáticas de igualar o placar", então vamos direto para as opções:

A) Santos converteu 5 das 5, Portuguesa converteu 3 de x, mais ainda tinha mais uma cobrança para completar as 5, ou seja: converteu 3 de 4 e ainda cobrando mais uma poderia chegar ao maximo de 4 gols em 5 cobranças.

Falso.

B) Santos converteu 4 de 5 cobranças, Portuguesa fez 2 de 4 e ainda falta a última, o máximo que a portuguesa pode fazer é 3 gols e o Santos já tem 4.

Falso.

C) Após a nona cobrança o santos tinha feito 3 gols e a Portuguesa apenas 1, FALSO, pois a partir da quinta não pode haver diferença no placar (a não ser que ainda falte cobrar, mas não foi o caso)

Falso.

D) o santos fez 4 de 7, portuguesa errou 3 de 7, ou seja: 4 assim como o Santos.

Verdadeiro :)

E) Após a Sexta cobrança o Santos tinha feito 2 de 6, a portuguesa não tinha feito nenhum gol, mesmo se a Portuguesa cobrasse ainda ficaria com 1 gol atrás (esse caso é impossível pois nao deveria haver cobrança alternada se o outro time não marcou nenhum gol e Santos marcou pelo menos 1)

Muito falso.

Espero ter ajudado,

Qualquer dúvida é só comentar ;)

Perguntas interessantes