Nasci no Brás, rua Carlos Garcia, 26, no dia 30 de novembro de 1906. Meus pais vieram da Itália: meu pai era toscano e minha mãe era vêneta [...]. Comecei a trabalhar com nove anos numa oficina de gravura que ainda existe: Masucci, Petracco e Nicoli [...] Nessa fábrica foi a minha infância, mocidade e boa parte da velhice. Saí de lá com 55 anos de trabalho, aposentado. Quando entrei, ganhava quinhentos réis por dia, quinze mil-réis por mês; trabalhava das sete da manhã até as cinco horas. Quinhentos réis por dia já dava para comprar leite e pão [...]. A oficina tinha seções com muito barulho, mau cheiro de ácido. Noutra oficina se fazia a fundição de placas de bronze, cada seção era separada. A nossa era um pouco mais sossegada quanto ao barulho, mas tinha o mau odor de ácido que prejudicava. Chegamos a trabalhar até de máscaras nesse tempo [...]. Uma vez, uma bombona de ácido nítrico explodiu quando era transportada. Felizmente não atingiu os operários que estavam perto, na vista. Atingiu nas mãos, na roupa e não foi um acidente muito grave. Tiveram a felicdade de não acertar os olhos, se fosse nos olhos cegava, o ácido nítrico é um ácido perigoso. Cecherinni era o nome de um operário que foi laminar uma peça de ouro e ficou inválido. Ele era dourador. Ficou doente e meio louco, mas continuou trabalhando nos banhos de ouro. Naquele tempo não tinha indenização, ele continuou fazendo o que podia [...]. Sonho às vezes que estou trabalhando na oficina porque fiquei 44 anos nessa oficina, sempre, desde menino, na infância, na mocidade e numa parte da velhice. Essa oficina não me sai do pensamento.
o operário que teve suas memórias registradas no texto acima afirma que o ácido nítrico é muito perigoso. pesquise sobre o ácido nítrico para saber:
a) Quais efeitos malignos ele pode trazer para a saúde humana.
b) em que atividade ele é utilizado.
c) Que cuidados são recomendados para quem lida com esse produto atualmente em seu trabalho.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Ola!
Vamos analisar as questões:
A) O ácido Nítrico é classificado pelo sistema de rotulagem como Oxidante, corrosivo e MUITO TÓXICO, sendo muito corrosivo quando em contato com olhos, pele, aparelho digestivo ou respiratório.
B) Usualmente na fabricação de fertilizantes e explosivos.
c) As recomendações mais recorrentes são para que se evite contaminação com outras substâncias, criando efeitos não esperados. Tomar o devido cuidado para que não entre em contato com a pele e manter o frasco fechado para que não se perca cloroideto em forma de gás, que é nocivo aos nosso pulmões.
Perguntas interessantes