História, perguntado por cibelle23, 1 ano atrás

Nas últimas décadas do Séc. XIX, a concentração de terras nas mãos de poucos, o desemprego, as disputas entre as famílias de grandes fazendeiros (coronéis) e as secas constantes tornavam a vida da maioria dos habitantes do Sertão nordestino quase insuportável. Apresente e comente dois movimentos populares que ocorreram no Brasil durante a primeira República.

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
5
Os movimentos que tiveram grandes importâncias na região nordeste foram: Revolta de Canudos e Cangaço. A revolta de canudos(1893-1897): Antônio Conselheiro foi um monge que viveu 1830 a 1897, ele conseguiu vários seguidores, estes se instalaram na região de canudos, era um local totalmente longe da tirania dos grandes coronéis, as pessoas não pagavam impostos ao governo e aos coronéis, viviam sem opressão, conviviam harmonicamente, etc. Porém o governo e os coronéis não gostaram nada disse, "onde já se viu nn pagar impostos ao governo(pensaram eles)", então o exército foi mandado para região de canudos, porém se nao me engano o exercito foi derrotado 3 vezes(devido a conheceram a regiao), mas na quarta com a força de 7000 homens, esmagaram canudos e mataram Antônio Conselheiro.
Já o cangaço(1870-1940) era de botar medo, o famoso grupo de lampião(Virgulino Ferreira) e de maria bonita, iam de fazenda em fazendo saqueando os coronéis e os fazendeiros,porém os policiais acabaram com esse grupo em 1938 e o cangaço perdeu força(alem disso, tinhamos outros grupos como o de Antônio Silvino)
Anexos:
Perguntas interessantes