Português, perguntado por Gabrielalarissa1942, 1 ano atrás

Nas nossas férias de final de ano, voltávamos da caminhada na praia carregando garrafas PET, isopor, pedaços de corda de nylon, copos plásticos etc. Não que gostamos de carregar lixo que outros deixaram, mas gostamos, e muito, do planeta. E o lixo de plástico e isopor está acabando com ele. Você já ouviu falar que estes produtos, ao alcançar o mar, são levados pelas correntes marítimas para o Oceano Pacífico? No Oceano Pacífico se formaram ilhas flutuantes de lixo [...]. Segundo o oceanógrafo Charles Moore, existem ali mais de 100 milhões de toneladas de plástico. Estima-se que 46 mil peças de plástico, como escovas de dentes, seringas, isqueiros, provoquem anualmente a morte de mais de um milhão de aves e de outros 100 mil mamíferos marinhos. STOLTENBORG, Tini S. Livrai-nos do lixo. Disponível em: . Acesso em: 17 maio 2016. (Fragmento). O fragmento compõe o artigo “Livrai-nos do lixo", de autoria de Tini S. Stoltenborg, veiculado em um site de produtos orgânicos. O autor utiliza predominantemente uma variedade linguística que segue a norma padrão. Nesse sentido, uma das marcas linguísticas dessa variedade é observada no (na) a) emprego de vocabulário específico do assunto abordado no texto. b) presença de diferentes figuras de linguagem, que tornam leve o texto. c) elaboração de períodos curtos, que dão maior fluidez à leitura do texto. d) realização da concordância verbal e nominal adequada ao contexto de uso. e) elaboração de frases longas, complexas e com os termos em ordem inversa.

Soluções para a tarefa

Respondido por Nataliaalvesdesouza
6
Olá :)

A alternativa correta é:
d) realização da concordância verbal e nominal adequada ao contexto de uso.

A norma padrão é aquela que todos os falantes da ligua conseguem entender.

Em relação a linguistica, a norma padrão da lingua portugesa seguem os conjuntos de regras da lingua.

Nesse caso, a primeira alternativa está incorreta porque para estar na norma padrão, não é necessario usar no texto nenhuma linguagem mais técnica sobre o assunto. Caso seja necessário esse tipo de linguagem, estamos lindando com um texto tecnico científico.

A segunda alternativa esta incorreta porque usar muitas figuras de linguagem não garantem que o texto esteja de acordo com a norma padrão.

Períodos curtos também podem estar presentes em textos com linguagem mais coloquial.

E por ultimo, frases longas e complexas podem estar seguindo a norma padrão, mas nem todo texto que segue a norma possui frases logas e complexas que invertem os termos.


Perguntas interessantes