ENEM, perguntado por Felipefeitosa701, 10 meses atrás

Não louvo os atenienses pela escolha de seu modo de governo. Proponho demonstrar como, em sua preservação, seguem o caminho correto e que as medidas que tomam, chocando os demais gregos, são bem calculadas para manter sua constituição. É aceitável que os pobres e o povo comum devam prevalecer sobre os ricos e homens de berço, pois é o povo que maneja a frota, dando mais força à cidade do que a infantaria pesada e os homens de nascimento e qualidade. Se o povo ordinário, da escala inferior, prospera, isso reforçará a democracia, porque haverá muitos deles; mas se os ricos e bem-nascidos prosperam, então o povo comum desenvolverá forte oposição contra eles. PSEUCOXENOEONTE.A Constituição de Atenas, par. 1-6 {oãcptcóo■}. A democracia se transformou, na contemporaneidade, em uma bandeira de luta contra a opressão e em defesa dos direitos do ser humano. De acordo com o texto clássico, a legitimidade do poder instituído está expressa em: O a) Domínio dos oficiais. O b) Vontade da população. O c) Julgamento dos sábios. O d) Eficácia dos legisladores. O e) Segurança dos proprietários.

Soluções para a tarefa

Respondido por makmorales
0
Olá,

Esse texto clássico claramente nos mostra que a população precisa ter atenção especial por parte dos governantes e dos sábios, pois, é ela que mantém a sociedade como um todo. É o povo que, unido, tem o verdadeiro poder.

Por isso, o povo deve prosperar diante de qualquer outra "classe". Nesse sentido, percebe-se que o autor diz que a vontade da população deve ser soberana. E é exatamente por isso que há a expressão "do povo, pelo povo e para o povo".

Portanto, a alternativa correta é a B.

Espero ter ajudado!
Perguntas interessantes