Psicologia, perguntado por fabiocardoso7, 11 meses atrás

Não há regras rígidas sobre o que se deve ter dentro de uma caixa de brinquedos, mas é sensato admitir que o analista deve selecionar, além de objetos que não ofereçam risco à saúde do analisando, relacionando com os objetivos da sessão, do tempo disponível e da idade da criança, selecionar objetos que permitam emergir a expressividade dos conflitos emocionais e a potencialidade dos processos criativos. Dentro dessa seleção, a escolha dos objetos feita pela criança, bem como a forma de utilização, deve ser observada como um ato psíquico intencional e comunicacional que revela muito, a nível clínico, sobre seu portador.



FERREIRA, C. Psicanálise Infantil: O Que Precisa Ter Dentro da Sua Caixa Lúdica? Sociedade dos Psicólogos, 2018.


Sobre a composição e a utilização da caixa lúdica, considere as seguintes afirmativas:

I - Recomenda-se a utilização de uma caixa por criança, sendo as mesmas sigilosas, ou seja, uma criança não tem acesso à caixa de outra.

II - É interessante a inclusão de brinquedos como armas ou soldadinhos de guerra, pois eles servem como um meio para a criança expressar raiva e agressividade.

III - O psicólogo pode selecionar previamente os brinquedos que serão disponibilizados para a escolha da criança de acordo com o gênero e o contexto social dela.

IV - Os brinquedos que compõe a caixa lúdica são miniaturas de coisas que existem no cotidiano da criança, devem ser analógicos e sem referências à personagens famosos.

Considerando as informações acima, é correto apenas o que se afirma em:

Escolha uma:
a.
I, II e III.

b.
I, II e IV.

c.
I e III.

d.
I e IV.

e.
II, III e IV.

Soluções para a tarefa

Respondido por flavielemb
21

Resposta:  I, II e IV, estão corretas.

Explicação:

Respondido por Matheusieti
19

Sim, I, II e IV estão corretas.

A partir da noção que Piaget utiliza para definir parte dos processos de desenvolvimento da criança o que se relaciona com o desenvolvimento cognitivo a partir da maturação biológica, na medida que na assimilação a mente não se modifica, enquanto para o outro autor nossas relações com o meio tem grande interferência ao longo de nossas vidas.

  • Dialogando sobre esses conceitos os relacionando a:
  • Fatores internos ligados à maturação;
  • A transmissão social;
  • A experiência adquirida pela criança;
  • O processo de auto regulação.

Por isso, em sala de aula, o caráter lúdico dialoga com o prazer no ato de aprender sobre determinado assunto, por isso, a alternativa que fala do brincar é a correta.

Perguntas interessantes