Biologia, perguntado por Williansantos2711, 1 ano atrás

Não consigo achar a resposta para esse quadro! Pesquisei muito, li bastante sobre mas não consigo achar uma resposta, está difícil! Por favor, me ajudem!

Obs: só preciso saber dos alelos, as outras informações eu tenho.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por marcelogsk
0

Vamos relembrar o que são alelos?

Alelos estão presentes no gene, em uma região chamada locus, e eles codificam as características de um indivíduo. De maneira simplificada, um alelo pode ser A (azão) ou a (azinho).  Todas as doenças do exercício são letais quando homozigotas (quando os alelos forem iguais).

No caso da primeira doença, Tay-Sachs, se você fizer uma breve pesquisa, perceberá que ela é passada geneticamente quando ambos os pais tem o gene codificante para ela. Se você lembrar das suas aulas de genética, lembrará que para um indivíduo possuir uma característica recessiva, ele precisa herdar ela de ambos os pais. Isso é, ambos os pais precisam possuir um a (azinho). Logo, se Ty-Sachs precisa ser passada por um gene de ambos os pais (a), ela é recessiva. Um indivíduo só possuirá característica recessiva quando tiver dois genes recessivos, isso é, quando os alelos forem homozigotos e recessivos (aa). Como eu havia dito, essa é uma doença letal quando homozigota e, por ser recessiva, só se manifesta em indivíduos com alelos homozigotos (aa). Assim, todo indíviduo possuidor dessa enfermidade morre.

Na segunda doença, se pesquisares, perceberá que se um dos pais possuir o gene codificante da acondroplasia, há 50% de chance de passar para o filho. Nesse caso, podemos dizer que o gene é dominante. Imagine que um indivíduo (A,a) se acasala com outro (a,a). Se A é o gene codificante para a acondroplasia, temos as seguintes possibilidades de um zigoto: Aa/Aa/aa/aa.  50%. Logo, qualquer indivíduo com gene A terá nanismo. Em outas palavras, deve ter alelos heterozigotos (Aa). Se possuir alelos homozigotos dominantes (AA), morrerá.

Na última doença, braquidactilia, temos uma doença letal quando homozigota (AA). Isso significa que o indivíduo portador do gene deve ter, obrigatoriamente, alelos heterozigotos para sobreviver (Aa). Se um indivíduo heterozigoto possui a doença, podemos concluir que o gene codificante dela é dominante.

Em suma, todas as doenças citadas serão letais quando homozigotas (AA ou aa). Doenças recessivas só podem ser homozigotas (aa). Doenças dominantes se manifestam em indivíduos homozigotos dominantes ou heterozigoticos (AA ou Aa).

Perguntas interessantes