Biologia, perguntado por lucasmontere, 1 ano atrás

Na ________________________ um alelo _______________ é epistático sobre o alelo dominante do outro gene e sobre os recessivos. A relação fenotípica é de 12:3:1 e a cor do fruto em abóbora é um exemplo. Complete:

1- epistasia recessiva – dominante.

2-) epistasia dominante – recessivo.

3- epistasia recessiva e dominante – recessivo.

4- epistasia recessiva e dominante – dominante.

5- epistasia dominante – dominante.

Soluções para a tarefa

Respondido por HannahDiaz
1
5- epstasia dominante - dominante Pois se a epstasia é dominante o alelo epstasico só pode ser dominante (Se a epstasia fosse recessiva só poderia ser um alelo recessivo, e não tem essa opção, e os dois juntos não pode ser pois não pode ter um alelo dominante e um recessivo no mesmo caso de epstasia)
Respondido por BioBrainly101
2

Resposta:

5. Na epistasia dominante um alelo dominante é epistático sobre o alelo dominante do outro gene e sobre os recessivos. A relação fenotípica é de 12:3:1 e a cor do fruto em abóbora é um exemplo.

Explicação:

A epistasia ocorre cuando os genes formam uma espécie de grupo, para atuar sobre uma característica só e impedir outros alelos de atuar. Os genes que impedem que os outros atuem, são chamados de epistáticos; os genes que são impedidos de atuar são chamados de hipostáticos.

Quando só um alelo epistático é necessário para impedir os alelos do outro gene de funcionarem, isto é chamado de epistasia dominante. Quando 2 alelos epistáticos para impedir os alelos do outro gene de funcionarem, isto é chamado de epistasia recessiva.

Espero ter ajudado,

BioBrainly101

Perguntas interessantes