Na transição do repouso ao exercício físico, ocorre um aumento do consumo de oxigênio para o metabolismo energético do organismo. Porém, existe um retardo de consumo de oxigênio no início do exercício físico, o déficit de oxigênio, menor nos atletas e maior nos indivíduos não treinados. Essa diferença no déficit de oxigênio se deve às adaptações cardiovasculares e musculares induzidas pelos treinos nos atletas. Além disso, o prolongamento do exercício físico mais intenso acaba levando a um aporte insuficiente de oxigênio às necessidades metabólicas dos músculos esqueléticos, de forma muito mais pronunciada nos indivíduos não treinados. Como o déficit de oxigênio afeta o metabolismo energético nas fibras musculares esqueléticas?
Considerando o contexto apresentado pelo texto e seus conhecimentos sobre o assunto, analise as seguintes afirmativas:
I. Em situação de déficit de oxigênio, a beta-oxidação se torna alternativa para a produção de energia, aproveitando a grande disponibilidade de ácidos graxos, resultado do aumento da lipólise induzido pela adrenalina e glucagon.
II. Em situação de déficit de oxigênio, há um desequilíbrio entre a geração de NADH e FADH2 nas reações oxidativas das vias metabólicas e a regeneração desses carreadores de elétrons na cadeia respiratória. Isso acarreta em menor disponibilidade de NAD+ e FAD para as reações oxidativas, o que inibe as vias metabólicas.
III. Em situação de déficit de oxigênio, a via da fermentação é ativada, com a redução do piruvato à lactato com elétrons fornecidos pelo NADH. Com isso, ocorre a regeneração de NAD, o que disponibiliza NAD+ para a reação oxidativa da glicólise. Dessa maneira, a glicólise continua produzindo energia em condições anaeróbicas.
IV. Em situação de déficit de oxigênio, a grande quantidade de NADH e FADH2 gerada pelo ciclo do ácido cítrico não é regenerada na cadeia respiratória. Com isso, há menor disponibilidade de NAD+ e FAD para manter o ciclo do ácido cítrico funcionando para a produção de energia.
Com base nas informações do texto e nos seus conhecimentos, assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a.
II, III e IV, apenas.
b.
II e IV, apenas.
c.
I e III, apenas.
d.
I e II, apenas.
e.
I, III e IV, apenas.
Soluções para a tarefa
O oxigênio é importante para a regulação do metabolismo de lipídios/carboidratos, e o déficit de oxigênio afeta o metabolismo energético nas fibras musculares causando um desequilíbrio de NADH e FADH2, no qual começa a ser gerado em grandes quantidades, reduzindo a disponibilidade de NAD+ e FAD para a produção de energia.
Desse modo, a alternativa correta é a letra e, II, III e IV, estão corretas.
Quando ocorre o déficit de oxigênio?
O déficit de oxigênio ocorre, durante a transição do repouso ao exercício, na qual o consumo de oxigênio aumenta para o metabolismo energético do organismo.
O déficit de oxigênio ocorre devido a adaptações cardiovasculares que o corpo produz, visto que, ao praticar exercícios, o metabolismo necessita de maior disponibilidade de oxigênio para seu funcionamento.
Saiba mais sobre déficit de oxigênio aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/47669009
Resposta:
II, III e IV, apenas.
Explicação:
corrigido pelo AVA