Administração, perguntado por allebarbosa, 4 meses atrás

Na Teoria das Relações Humanas, um novo modelo de administração das pessoas passou a ter maior ênfase do que na Teoria Clássica, ou da autocracia que era a única forma de gerenciar os indivíduos a realizarem suas tarefas. Com uma abordagem mais de liderança do que autoritária, os resultados foram alterando de forma satisfatória, referindo-se ao comportamento de liderar pessoas. Segundo Chiavenato (2011), para ter uma ideia, existem três estilos de lideranças: autoritária, liberal e democrática. Os pesquisadores Lewin, White e Lippitt (1939), em sua base de pesquisa, resolveram estudar os três modelos de liderança apresentando as características desses estilos para liderar.


Assinale a alternativa CORRETA que corresponde aos três modelos de liderança que trazem os pesquisadores aos quais o enunciado se refere:


FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da


administração. 8. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.


A) Autocrática: esse modelo de liderança, geralmente de modo agressiva e autoritária, tinha suas desvantagens, pois os indivíduos ficavam reprimidos e, consequentemente, não havia troca de informações, e desenvolvimento e inovação ficavam a travados. Racional: esse estilo de liderança tinha como objetivo a delegação dos trabalhos aos indivíduos, deixando-os totalmente à vontade na realização das tarefas e com pouco controle no ambiente de trabalho, no entanto, a desvantagem era que não havia participação de grupos e sim de indivíduos, tarefas feitas ao acaso e a perda de tempo provocava uma baixa produtividade e a falta de respeito com o líder era constante. Democrática: quando o líder praticava esse estilo de liderança, as pessoas criavam grupos de amizade e a forma de questionamentos e a distribuição das tarefas eram realizadas de forma aberta com comprometimento dos indivíduos espontâneas, cordiais e francas.


B) Autocrática: esse modelo de liderança, geralmente de modo agressiva e autoritária, tinha suas desvantagens, pois os indivíduos ficavam reprimidos e, consequentemente, não havia troca de informações, desenvolvimento e a e o inovação ficavam travados. Liberal: esse estilo de liderança tinha como objetivo a delegação dos trabalhos aos indivíduos, deixando-os totalmente à vontade na realização das tarefas e com pouco controle no ambiente de trabalho, no entanto, a desvantagem era que não havia participação de grupos e sim de indivíduos, tarefas feitas ao acaso e a perda de tempo provocava uma baixa produtividade e a falta de respeito com o líder era constante. Imperativa: quando o líder praticava esse estilo de liderança as pessoas criavam grupos de amizade e a forma de questionamentos e a distribuição das tarefas eram realizadas de forma aberta com comprometimento dos indivíduos espontâneas, cordiais e francas.


C) Autocrática: esse modelo de liderança, geralmente de modo agressiva e autoritária, tinha suas desvantagens, pois os indivíduos ficavam reprimidos e, consequentemente, não havia troca de informações, desenvolvimento e a e o inovação ficavam travados. Liberal: esse estilo de liderança tinha como objetivo a delegação dos trabalhos aos indivíduos, deixando-os totalmente à vontade na realização das tarefas e com pouco controle no ambiente de trabalho, no entanto, a desvantagem era que não havia participação de grupos e sim de indivíduos, tarefas feitas ao acaso e a perda de tempo provocava uma baixa produtividade e a falta de respeito com o líder era constante. Democrática: quando o líder praticava esse estilo de liderança, as pessoas criavam grupos de amizade e a forma de questionamentos e a distribuição das tarefas eram realizadas de forma aberta com comprometimento dos indivíduos espontâneas, cordiais e francas.


D) Liberal: esse modelo de liderança, geralmente de modo agressiva e autoritária, tinha suas desvantagens, pois os indivíduos ficavam reprimidos e consequentemente não havia troca de informações, desenvolvimento e a e inovação ficavam travados. Formal: esse estilo de liderança tinha como objetivo a delegação dos trabalhos aos indivíduos, deixando-os totalmente à vontade na realização das tarefas e com pouco controle no ambiente de trabalho, no entanto, a desvantagem era que não havia participação de grupos e sim de indivíduos, tarefas feitas ao acaso e a perda de tempo provocava uma baixa produtividade e a falta de respeito com o líder era constante. Informal: quando o líder praticava esse estilo de liderança, as pessoas criavam grupos de amizade e a forma de questionamentos e a distribuição das tarefas eram realizadas de forma aberta com o comprometimento dos indivíduos espontâneas, cordiais e francas.

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
1

Resposta:

A letra D)

Explicação:

Respondido por LeonardoZ8
0

Resposta: Letra A

Explicação: Corrigido pelo AVA

Perguntas interessantes