Na segunda metade do século 19 houve as primeiras grandes levas de imigração estrangeira para o Brasil para abastecer de mão de obra a lavoura cafeeira. Vieram para o território brasileiro principalmente imigrantes europeus: italianos, suíços, alemães, espanhóis e outros.
Por que houve a preferência por europeus?
Assinale a alternativa correta.
A)
Porque, na época, os europeus eram considerados muito trabalhadores.
B)
Por causa da ideologia do branqueamento da população brasileira dos fazendeiros de café. ( Resposta correta ).
C)
Por que a cultura europeia era muito semelhante à cultura brasileira.
D)
Por causa da admiração que os fazendeiros de café tinham das realizações tecnológicas dos europeus.
E)
Para aumentar o nível educacional e cultural do povo brasileiro.
Soluções para a tarefa
A preferência por europeus dizia respeito a ideologia do branqueamento da população brasileira dos fazendeiros de café. Letra B.
A ideologia do branqueamento racial baseava-se nos preceitos do Darwinismo Social, que defendia que haveriam raças superiores as outras, o que causou os muitos processos de colonização, porém, no Brasil e através especialmente dos fazendeiros e de outras classes interessadas, esta teoria assume uma nova roupagem, sendo uma ferramenta para o combate aos muitos negros no país.
Lembrando que esta ideologia perpassa o caráter biológico de cor de pele, entrando também nos conceitos de mentalidade, isto porque a mentalidade dos brancos seria superior à mentalidade dos negros, sendo necessária então uma miscigenação na população, entre brancos e negros, para que esta ficasse mais branca.
Fique por dentro do assunto:
https://brainly.com.br/tarefa/20081383
Bons estudos!
Resposta:
B)
Por causa da ideologia do branqueamento da população brasileira dos fazendeiros de café.
Explicação:
"Além de atender uma demanda econômica, a entrada de imigrantes no Brasil integrava um ambicioso projeto de engenharia social dos intelectuais dessa época. Tomando a Europa como um grande modelo a ser copiado, muitos pensadores e políticos acreditavam que a imigração abriria portas para o gradual “branqueamento” da população brasileira. Nesse sentido, projetava-se a expectativa racista de diminuir a “negativa” presença de negros e mulatos na formação do povo brasileiro"