Na resolução de problemas, a criança tem que, além de saber utilizar as estratégias, descobrir quais são as informações necessárias para conseguir chegar ao resultado final. Muitas vezes trabalhamos com situações em que a criança não analisa as informações e simplesmente realiza uma operação com os números. Quando propomos situações que fornecem diversos tipos de informações, a criança se vê obrigada a selecionar quais são relevantes para resolver a questão. A resolução de problemas é um caminho para o ensino da matemática e o que se defende é uma proposta que leva em consideração os seguintes princípios: o ponto de partida da atividade matemática não é a definição, mas o problema; o problema não é um exercício que se aplica de forma mecânica, o aluno necessita interpretar e estruturar a situação; o aluno utiliza o que aprendeu para resolver outros problemas; o aluno constrói um conceito matemático que é articulado com outros conceitos; e por fim a resolução de problemas não é uma atividade para ser desenvolvida como aplicação da aprendizagem, mas uma orientação para a aprendizagem, pois proporciona conceitos, procedimentos e atitudes matemáticas. (PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS, 2000).
De acordo com MACCARINI (2015, pg. 151) Alguns educadores matemáticos procuram classificar as problematizações matemáticas em diferentes grupos de acordo com determinadas características. Butts (1997) ampliou a discussão em torno da resolução de problemas, incluindo diferentes níveis de conhecimento e de aplicação dos exercícios e da resolução de problemas, classificando-os em cinco categorias.
Analise cada uma das categorias enumerando corretamente:
( 1 ) Exercícios de reconhecimento
( 2 ) Exercícios algorítmicos
( 3 ) Problemas de aplicação
( 4 ) Problemas em aberto
( 5 ) Situações-problema
( ) são as situações mais amplas em que é necessário primeiro identificar o problema existente na situação, para depois resolvê-lo.
( ) são as atividades que são resolvidas por meio da utilização de algoritmos, aplicando-os passo a passo.
( ) são as problematizações elaboradas em linguagem materna, cuja resolução deve ser feita por meio da linguagem matemática e pela aplicação de cálculos já conhecidos.
( ) são as atividades que exigem do aluno a aplicação direta de algum conhecimento matemático adquirido anteriormente.
( ) são as problematizações que não contém no enunciado uma estratégia explicita para a sua resolução. As estratégias são construídas pelo aluno de acordo com os seus raciocínios e a sua compreensão do problema.
Assinale a alternativa que corresponda a ordem correta da enumeração:
Escolha uma:
a. 3, 1, 4, 2, 5
b. 5, 2, 3, 1, 4
c. 4, 3, 2, 5, 1
d. 1, 3, 5, 4, 2
e. 2, 4, 5, 1, 3
Soluções para a tarefa
Respondido por
9
Resposta:
Resposta: 5,2,3,1,4
Explicação passo-a-passo:
Perguntas interessantes
Matemática,
7 meses atrás
Artes,
7 meses atrás
Biologia,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás