Na metade do século XX, entre as décadas de 1950 e 1970, a Revolução Cognitiva conduziu a um conjunto de disciplinas que hoje chamamos de ciências cognitivas, as quais sofreram grandes transformações, principalmente nas áreas da: Psicologia, Linguística, Neurociência e Inteligência Artificial.
Com relação à linguística cognitiva, analise as proposições e a relação estabelecida entre elas:
I. A linguística cognitiva interliga princípios da cognição, da linguagem e da interação nos enunciados linguísticos que são validados no contexto de comunicação onde ocorrem.
PORQUE
II. A linguística cognitiva apresenta procedimentos descritivos que permitem explicar de que forma o discurso está relacionado aos processos cognitivos gerais dos quais a linguagem faz parte.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa da I.
b)
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II não é uma justificativa da I.
c)
A asserção I é verdadeira e a II é uma proposição falsa.
d)
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
e)
As asserções I e II são proposições falsas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
a)
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa da I.
A linguística cognitiva é considerada uma teoria muito importante que proporciona a intermediação entre a Linguística e a Psicologia Cognitiva, no sentido de atribuir aos significados da língua em vez de estudos lexicais.
Diante disso, trata-se de uma teoria muito respeitada pelos especialistas, uma vez que permite que o conhecimento linguístico seja potencializado em função do conhecimento cognitivo.
Perguntas interessantes