Na Educação Infantil existe uma prática antiga que é a Roda de Conversa. Ela vem sendo usada há muitos anos, mas ainda de maneira incipiente nas escolas. A partir, mais uma vez, da construção coletiva, os participantes do projeto propuseram, então, dar um passo na maneira como ela vinha sendo trabalhada na escola: implantar a própria prática da conversa com as crianças, fazendo com que a Roda de Conversa ganhasse novos contornos.
A Roda de Conversa passou a se realizar no início do dia. As crianças chegavam à escola e eram chamadas a deliberar sobre o que iriam fazer durante sua permanência, que atividades iriam implementar. Em um desses momentos, por exemplo, o assunto apresentado por elas foi o almoço. As crianças questionavam por que eram os adultos os responsáveis por colocar a comida em seus pratos. Muitas diziam que desejavam comer mais, outras que queriam comer menos. Outras que queriam repetir muitas vezes o prato. Disseram, então, que gostariam de se servir à vontade, como no sistema de bufê.
Na conversa com os professores, funcionários, pais e equipe técnica, a questão foi muito debatida. Vários participantes achavam que as crianças não conseguiriam se servir sozinhas, principalmente as do primeiro estágio, com faixa etária de três a quatro anos. Por fim, os participantes chegaram à conclusão de que seria preciso fazer uma aposta, validando o que as crianças haviam reivindicado. O almoço, mesmo com as crianças menores, passou a ocorrer de maneira tranquila, inclusive com uma diminuição das brigas, comuns entre as crianças que aguardavam nas filas.
Outra demanda das crianças foi a de que elas pudessem escrever umas para as outras, para os professores, pais e direção. Foi instituído, assim, um correio para a troca de correspondência. Tempos depois, o coletivo da escola deliberou que seria importante despertar ainda mais o interesse das crianças para as questões mais importantes da escola. Para isso, propuseram que fosse aproveitada uma prática que a escola havia instituído: a Assembléia de Crianças. Eles passaram a pensá-la também sob novos moldes: aqueles introduzidos pelas conversações.
Fonte: MRECH, Leny Magalhães; RAHME, Mônica. A roda de conversa e a assembléia de crianças: a palavra líquida e a escola de educação infantil. Educ. rev., Belo Horizonte , v. 25, n. 1, p. 293-310, Abril. 2009
Com base no contexto apresentado, analise as sentenças a seguir
I– O conflito é natural, faz parte da vida e do desenvolvimento dos sujeitos. Ao longo da nossa existência encontramos conflitos que surgem dentro de cada um conforme nossa maturidade e conflitos que surgem quando participamos de um grupo social.
II– As teorias interacionistas confundem a compreensão do conflito, pois nos tornamos humanos a medida que interagimos com o outro.
III– Nessa relação nos deparamos com o que é semelhante e diferente, com a equidade, com a igualdade, com os sentimentos bons ou ruins e, assim, vamos experienciando as situações e refletindo sobre o que somos, o que buscamos e sobre quem é o outro com o qual nos relacionamos.
IV– É na aprendizagem das escolhas e que se desenvolve habilidades emocionais e sociais.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a resposta correta:
Escolha uma:
a.
Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
b.
Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
c.
Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.
d.
Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.
e.
Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.
PRECISO DE AJUDAR NESSA
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
acho que pode ser a letra D ( d= dado )
não sei se tá certo espero ter ajudado boa noite ..
taynararodrigues96:
esta incorreta
Respondido por
39
Resposta:
Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas. Correto pelo AVA
Explicação:
Perguntas interessantes
Sociologia,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Inglês,
8 meses atrás
Português,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Química,
1 ano atrás