Na Educação Infantil, de acordo com Silva e Cabó (2014), a Geografia “pode ampliar na criança o desenvolvimento das noções de representação e orientação de lugar, paisagem, lateralidade, espaço e tempo”. Para esses autores, pode-se potencializar o aprendizado dos discentes “com estratégias de ensino que possam vir a ajudá-los no seu desenvolvimento cognitivo, cultural e social ao longo da vida”, reafirmando a importância dessa abordagem para esse segmento da educação. Por sua vez, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de 2001 deixam claro que: "o estudo de Geografia possibilita, aos alunos, a compreensão de sua oposição no conjunto das relações da sociedade com a natureza; como e por que suas ações individuais ou coletivas, em relação aos valores humanos ou à natureza têm consequência tanto quanto para a sociedade. Permite conhecer e compreender as diferentes relações que são estabelecidas na construção do espaço geográfico no qual se encontram inseridas, tanto em nível local como mundial" (Brasil, 2001).
Dessa maneira, o estudo da Geografia torna-se importante por proporcionar às crianças, em seu nível de conhecimento, o estabelecimento de relações entre o lugar em que vivem e outros lugares, questionar e apresentar suas próprias concepções sobre natureza e sociedade.
Sobre o ensino de Geografia e introdução à noção de espaço na Educação Infantil:
I. A criança no ensino sistematizado necessita entender e compreender em que espaço ela está, e o que e de que forma irá aprender nesse espaço, portanto, cabe ao professor promover atividades lúdicas e diversificadas, com intencional fundamentação pedagógica, para o desenvolvimento das noções espaciais de Geografia na Educação Infantil.
II. As atividades devem ser acompanhadas de palavras-chave como: em cima de, em baixo de, em frente/atrás, ao lado de, perto/longe, permitindo assim que a criança aprenda espontaneamente, de maneira prazerosa, noções de espaço, tempo e lateralidade que correspondem a aprendizagens básicas para se conviver em sociedade.
III. Deve-se buscar na Geografia Escolar elementos para discutir o que ensinar em natureza e sociedade, como parte daquilo que se pode construir em conhecimento de mundo, exige uma tomada de posição sobre a diferença entre ensinar o espaço vivido e efetivamente criar condições para as crianças construírem o espaço geográfico.
IV. O ensino da Geografia não se faz apenas com a releitura do ambiente vivido, mas por uma construção cotidiana, da qual faz parte toda a comunidade escolar e familiar envolvida no desenvolvimento da criança.
Em relação ao contexto apresentado é correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a.
I, II e IV apenas.
b.
I, II, III e IV.
c.
I, III e IV apenas.
d.
I, II e III apenas.
e.
II, III e IV apenas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
8
A alternativa correta é a letra B.
Todo cidadão tem direito a educação, com isso, além de ensinar lições a população, a educação faz com que os indivíduos cresçam mentalmente, o que gera uma sociedade melhor e justa para todos.
O direito a educação promove a inclusão social de diversos grupos, o que é de extrema importância para um país tão miscigenado como o Brasil.
Cabe ao governo disponibilizar esse direito com qualidade a população para com isso ser desenvolvido uma sociedade melhor e justa para todos.
Bons estudos!
Respondido por
18
Resposta:I II III IV
Explicação:
Perguntas interessantes
Matemática,
9 meses atrás
Física,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Física,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás