Português, perguntado por ryanascimento572, 5 meses atrás

Mim ajudem Porfavo gente so tenho até hoje pressiso entregar 12:00
9°)Leia um fragmento de uma reportagem publicada na revista Época em maio de 2004.


Sutil e cruel agressão

Pesquisa comprova que apelidos, provocações e outras formas de violência verbal e física entre crianças deixam marcas profundas


(...) Apelidar, humilhar, isolar, ofender, amedrontar, perseguir e bater são atitudes que sempre foram comuns entre crianças e adolescentes. A partir de estudos realizados na década de 90, no entanto, elas deixaram de ser consideradas brincadeiras e agora são compreendidas como uma forma de violência que provoca marcas tanto na pessoa que a sofre como em quem a pratica – incluindo efeitos na vida adulta que podem abalar a vida afetiva e profissional.


Na Europa e nos Estados Unidos, é chamado de bullying esse tipo de violência intencional e repetitiva que ocorre sem motivação aparente, afetando em média 15% dos alunos. Pesquisas feitas na Noruega, na Inglaterra, nos Estados Unidos e na França apontam características semelhantes para esse fenômeno: os agredidos não conseguem se defender, e os agressores têm dificuldade para assumir outro comportamento que não seja violento. Estudos mostram que os autores têm maior probabilidade de praticar atos delinquentes e criminosos e violência doméstica. Já entre as vítimas há maior incidência de depressão e suicídio. Outras se rebelam e partem para a vingança. Segundo a CIA, três quartos dos alunos americanos que praticam atos muito violentos como roubar ou matar foram vítimas de bullying. O grande dilema é levar educadores e pais a não fazer vista grossa diante de um problema que só tende a crescer em uma sociedade cheia de desigualdades sociais. “A maioria está preocupada apenas com drogas e desempenho escolar”, comenta Aramis Lopes Neto, da Abrapia. “Nosso trabalho é evitar que a delinquência infanto-juvenil vire fato cotidiano e forme jovens violentos.”


VEIGA, Aida. Sutil e cruel agressão. ÉPOCA. São Paulo: Globo, n. 315, p.52, 31 maio 2004.


O que explica a sutileza e a crueldade do bullying, citadas na manchete, é o fato de que


A)as atitudes como apelidar e isolar são hoje considerados formas de violência, mas antes se ocultavam sob o nome de brincadeiras.


B)os atos de violência entre as crianças nas escolas podem ser diminuídos graças a campanhas de conscientização.


C)a violência é intencional, repetitiva e ocorre sem motivação aparente, acometendo as vítimas que não conseguem se defender.


D)o bullying sofrido na infância deixa marcas na vida adulta, podendo abalar a vida afetiva e profissional da vítima.

Soluções para a tarefa

Respondido por gabiaraujomelo51
6

Acho que a letra A)

Explicação:

Porque na questão, pede para indicar a sutileza e e crueldade do Bullying, e na letra A) fala sobre isso. Na letra A) diz a crueldade: "As atitudes como apelidar e isolar são hoje considerados formas de violência" e diz a sutulidade "Mas antes se ocultavam sob o nome de brincadeiras"


ryanascimento572: Você tem certeza
Perguntas interessantes