Métodos eletroanalíticos são métodos que tem como finalidade a quantificação de determinadas espécies em amostras com base em suas propriedades elétricas e, por isso, são também conhecidos como métodos analíticos quantitativos. Dentro desse contexto, tanto a eletrogravimetria como a coulometria são métodos analíticos quantitativos empregados com muita frequência na química analítica. Sobre tais métodos, analise as assertrivas abaixo err assinalerr a altenativa correta:
I - Tanto a eletrogravimetria como a coulometria são métodos que se baseiam na corrente elétrica em reações de oxidação-redução em um processo de eletrólise.
II - Ambos os métodos são baseados na conversão quantitativa e é necessário que haja uma conversão total do material na superfície do eletrodo.
III - Eletrogravimetria é uma técnica relacionada à massa do material eletrodepositado, já a coulometria está relacionada à quantidade de elétrons, ou seja, com a carga.
IV - Esses métodos eletroanalíticos ocorrem em células eletrolíticas, cujo sistema necessita de uma diferença de potencial aplicado para forçar uma reação redox, o que é conhecido como eletrólise.
V - As titulações coulométricas são análogas às outras volumetrias, porém ao invés de analito e solução padrão como acontece nas demais volumetrias, têm-se elétrons e corrente de grandeza conhecida nas titulações coulométricas.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, II e IV, apenas.
Alternativa 2:
I, III e IV, apenas.
Alternativa 3:
II, III e V, apenas.
Alternativa 4:
III, IV e V, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III, IV e V.
Soluções para a tarefa
Resposta:
alternativa 5) I, II, II, IV ,V
Explicação:
I Dentre os métodos eletroanalíticos, nós estudaremos as análises eletrogravimétricas e coulométricas, estes são métodos relacionados, de uma maneira geral, à corrente elétrica em reações de oxidação-redução, em um processo de eletrólise.
II Ambas as técnicas são métodos baseados na conversão quantitativa e é necessário que haja umaconversão de 100% do material na superfície do eletrodo. Para isso, é preciso aplicar uma diferença de potencial em células eletroquímicas de dois eletrodos (ou três eletrodos). Esse potencial de eletrodo aplicado está relacionado a alguns pontos importantes, tais como: o potencial do cátodo e do ânodo (também chamado de potencial termodinâmico), uma somatória de energia que envolve tanto o sobrepotencial da polarização de concentração quanto o sobrepotencial de efeito da polarização por ativação PG 184
III. Eletrogravimetria está diretamente relacionada às informações de massa, já que pesamos o material eletrodepositado. Coulometria de potencial constante e coulometria de corrente constante nos fornecem informações sobre quantidades de elétrons, assim relacionado com a carga PG 184
IV O princípio básico para o funcionamento desse biossensor é o emprego de métodos que usam células eletrolíticas, constituídas de três eletrodos, como você verá nos métodos eletroanalíticos, nessa unidade. Os métodos eletroanalíticos têm como princípio básico a eletrólise, esta se fundamenta em reações de oxidação-redução, por um processo não espontâneo. Para que isso ocorra, é necessário o fornecimento de energia, neste caso, energia elétrica PG,182 LIVRO
V Já as titulações coulométricas são semelhantes às demais titulações em que ocorre uma reação do analito com um reagente padrão. Podemos fazer uma comparação entre a titulação coulométrica e as titulações convencionais. Nas titulações convencionais, o analito está para os elétrons nas titulações coulométricas. A solução padrão nas titulações convencionais está para a corrente de grandeza conhecida nas titula-ções coulométricas. Assim, a leitura que é feita do valor da corrente nas titulações coulométricas é análoga à leitura do volume medido nas titulações convencionais.