História, perguntado por belagonzalez15, 9 meses atrás

me expliquem tudo sobre guerra fria porfavor!!! a prova é amanha e nao consigo entender de maneira alguma

Soluções para a tarefa

Respondido por ghcstato
0

Resposta:

A Guerra Fria, que ocorreu no século XX, é o nome dado ao período em que os Estados Unidos e a União Soviética disputavam o poder político, militar, econômico e tecnológico.  

 

Logo após o final da 2ª Guerra Mundial, Estados Unidos e União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) passaram a disputar a hegemonia  

 

EUA: defendia a expansão do capitalismo no mundo  

URSS: defendia a implementação do socialismo no mundo  

 

Corrida espacial: URSS e EUA tentavam mostrar ao mundo seus avanços tecnológicos.  

Corrida armamentista: apesar de afirmarem que estavam em paz, ambos espalhavam seus exércitos em países aliados, provando quem tinha mais poder bélico.  

 

Blocos militares: OTAN, formado por países aliados dos EUA  

Pacto de Varsóvia, formado pelos aliados da União Soviética  

 

 

Um dos principais marcos do período foi a divisão da Alemanha, feita pelo Muro de Berlim. Assim, um lado da Alemanha era capitalista, enquanto o outro era socialista.  

 

Em 1989, houve a queda do Muro de Berlim, o que representava o fim do período. Já em 1990, o socialismo passou a enfraquecer cada vez mais, enquanto o capitalismo passava a ter um domínio mundial cada vez maior


ghcstato: O mais simples é isso
Respondido por sam746
0

Resposta:

A Guerra Fria foi uma luta ideológica entre o comunismo versus capitalismo. A fim de disputar a liderança mundial, ela foi representada pela União Soviética e os Estados Unidos .

Esta conflagração teve início após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) e ficou assim conhecida porque ambos os países nunca se enfrentaram diretamente num conflito em seus territórios.

Explicação:

O marco inicial desse conflito foi a Doutrina Truman, que buscava isolar a União Soviética economicamente, reduzindo a sua área de influência a nível global.

O Plano Marshall também teve uma importância significativa no período, atuando como um plano de ajuda econômica aos países europeus atingidos pela guerra.

Como resposta, a URSS criou suas próprias medidas para driblar as situações impostas pelos norte-americanos. Entre elas, podemos citar o Comecon (uma ajuda aos países socialistas, parecida com o Plano Marshall) e o Kuominform, a união de todos os partidos comunistas europeus.

A Guerra Fria também foi marcada pelo desenvolvimento de blocos e alianças econômicas e militares. Na maioria dos casos, isso foi feito por parte dos Estados Unidos, em uma tentativa de frear a expansão do socialismo no planeta.

O bloco mais importante do período é a OTAN(Organização do Tratado do Atlântico Norte), criada em 1949. Em resposta, a URSS criou o Pacto de Varsóvia.

Após a década de 60, ocorreu um apaziguamento nas tensões entre os blocos, que foi apenas rapidamente interrompida por eventos como a Crise dos Mísseis. No âmbito interno, no entanto, as coisas não iam muito bem para nenhuma das nações líderes, especialmente para a Rússia, que enfrentava sérios problemas com países que buscavam se emancipar de seu domínio.

Os gastos militares excessivos e problemas econômicos começaram a dar indícios de que o bloco socialista não duraria por muitos anos mais. Por isso, um novo líder do bloco começou a implementar uma série de reformas de transição, buscando realocar a URSS no âmbito internacional e reaproximar as relações com os EUA. Assim, em 1991, a Guerra Fria chega ao fim.

Perguntas interessantes