Filosofia, perguntado por jherosinha49, 10 meses atrás

me ajudem pfv
1) Em sua opinião o Brasil é um país socialmente desigual? Apresente argumentos que justifique sua resposta.

2) Por que o Brasil é socialmente desigual? Que explicações podem ser oferecidas para esse fenômeno?

3) Pesquise e escreva um texto breve sobre os fatores que dão origem a desigualdade entre os homens e quais são elas.

Soluções para a tarefa

Respondido por Grazysousz
10

Resposta.

1. De certa forma, sim, o Brasil é um país com desigualdade social. Mesmo que eles já tivessem diminuído a taxa de desigualdade — que antes era mais de 36 milhões —, continuam tendo pessoas em pobreza extrema, somando no total de 18 milhões de brasileiros.

2. Existem diversas respostas para essa questão, e uma delas, é a falta de recursos para doar as cidades e pessoas mais pobres, vagas para o ensino e principalmente, interesse. Falta de interesse dos "superiores" que, mesmo sabendo desses fatores, não fazem muita coisa à respeito.

3. Alguns motivos da origem da desigualdade social podem se encontrar em diversas coisas, algumas delas — que são as principais, no caso — são as seguintes:

  1. A falta de acesso à uma educação de qualidade e uma fonte de ensino promissora:
  2. A polícia fiscal trata, de maneira injusta, muitos casos sobre essa relação;
  3. Os baixos salários são um problema também. Fazendo com que muitos que recebem o salário, façam uma compra totalmente restrita e desqualificada para sua sobrevivência.
  4. E por fim, a máxima dificuldade aos serviços básicos de um cidadão: o acesso saúde, o transporte público e o saneamento básico.

Algumas das regiões mais afetadas com a desigualdade social são o Norte e o nordeste do Brasil, tendo muito pouco acesso ao aprendizado e uma taxa altíssima ao IDH's (Índice de Desenvolvimemto humano).


jherosinha49: obg❤
Grazysousz: Disponha meu anjinho. ♥️
Respondido por elamambretti
1

1. Sim, o Brasil é um país socialmente desigual. Como muitos países em desenvolvimento e marcados pela colonização exploratória, o Brasil apresenta grandes diferenças econômicas e sociais: regiões ricas e desenvolvidas, notavelmente o Sul do País, em contraste com regiões pobres e pouco desenvolvidas, Norte e Nordeste.

2. O Brasil é socialmente desigual desde a sua colonização. De um lado ricos comerciantes europeus e portanto, donos dos meios de produção e capital; e do outro lado, uma enorme multidão de negros escravizados.

3. Desigualdades entre os homens podem ser naturais ou intelectuais. As diferenças naturais são as caraterísticas físicas: sexo, força, saúde, etc.. Já as diferenças intelectuais são morais e políticas e determinadas pelo meio social em que os homens se encontram: educação, poder, riqueza, etc..

Desigualdades sociais

Os primeiros homens viviam livres e iguais em condições. Entretanto, o início da sociedade civil trouxe consigo o estigma da desigualdade: a diferença de atribuição nas tarefas cotidianas ligadas ao sexo e principalmente, nas relações de poder.

Como fator que possibilitou a sobrevivência humana, a formação das sociedades permitiu aos homens o exercício de diferentes habilidades e talentos, o que por si, determinaram as desigualdades sociais.

Bons estudos!

Aprenda mais sobre Desigualdades sociais no Brasil em: brainly.com.br/tarefa/2442025

#SPJ3

Anexos:
Perguntas interessantes