ME AJUDEM NESSE POR FAVOR, PRECISO MTO
Planeta Terra
A lua é o satélite natural da Terra e não possui brilho próprio. Ela possui 60% da massa da Terra e acredita-se que tenha sido formada pela formação de detritos de um impacto entre nosso planeta e outro corpo celeste. Nosso satélite realiza movimentos de rotação ao redor de seu eixo, revolução ao redor da Terra e translação ao redor do sol. As fases da Lua representam as partes iluminadas que vemos no céu ao longo de um ciclo, em virtude da variação da sua posição em relação ao nosso planeta e ao Sol. A Lua apresenta quatro fases: nova, crescente, cheia e minguante.
Em seu movimento, a lua pode se aproximar mais da Terra no perigeu e afastar mais da Terra, no apogeu. Segundo a agricultura biodinâmica, a variação da distância da lua interfere na subida e descida da seiva na planta, influenciando o plantio e colheita. A lua também interfere nas marés oceânicas. Um eclipse solar é um fenômeno astronômico que ocorre sempre que a Lua se posiciona entre o Planeta Terra e o Sol, formando uma sombra. Durante o eclipse solar, duas áreas bem definidas são projetadas na superfície terrestre: a umbra e a penumbra. Na região de umbra o eclipse é total e na penumbra, o eclipse é parcial . No eclipse total lunar, a lua cheia está na posição de umbra da Terra. Já no eclipse total solar, a Terra está na posição de umbra da lua.
Movimentos de rotação e translação
A Terra faz dois movimentos no espaço: rotação e translação. A rotação é o movimento em que a Terra gira em torno de seu próprio eixo no sentido anti-horário, sendo responsável pelo fenômeno do dia e noite. O eixo da terra é inclinado 23,27º e, por isso, regiões diferentes do globo são iluminadas de maneira distintas à inclinação do eixo de rotação da Terra. A translação é o movimento em que a Terra gira ao redor do sol. O tempo necessário para completar uma volta ao redor do Sol é de 365 dias, 5 horas e cerca de 48 minutos e ocorre numa velocidade média de 107.000 km por hora. As diferentes posições do planeta Terra no espaço e sua inclinação definem as quatro estações do ano: verão, outono, inverno e primavera. Solstício e equinócio marcam o início das estações do ano e estão relacionados à incidência dos raios solares e à inclinação da Terra. O solstício representa o momento em que o Sol, ao longo de seu movimento aparente, atinge maior declinação em latitude em relação à linha do Equador. Isso faz com que um dos hemisférios receba maior incidência de raios solares. Equinócio representa o momento em que nenhum dos polos está inclinado em relação ao Sol, o qual incide diretamente sobre a linha do Equador. Isso significa que os raios solares incidem com a mesma intensidade nos dois hemisférios, consequentemente, os dias e as noites têm a mesma duração.
Agora, faça um RESUMO do texto....
Soluções para a tarefa
Resposta:
A lua é o satélite natural da Terra e não possui brilho próprio. Ela possui 60% da massa da Terra e acredita-se que tenha sido formada pela formação de detritos de um impacto entre nosso planeta e outro corpo celeste.
As fases da Lua representam as partes iluminadas que vemos no céu ao longo de um ciclo, em virtude da variação da sua posição em relação ao nosso planeta e ao Sol
A translação é o movimento em que a Terra gira ao redor do sol. O tempo necessário para completar uma volta ao redor do Sol é de 365 dias, 5 horas e cerca de 48 minutos e ocorre numa velocidade média de 107.000 km por hora
O solstício representa o momento em que o Sol, ao longo de seu movimento aparente, atinge maior declinação em latitude em relação à linha do Equador.
Explicação:
Peguei os principais pontos
Espero ter ajudado
Bons estudos =)