Marco Vinicius é docente do curso na área da saúde, atuando em uma Universidade Federal, ministrando a disciplina de Saúde Coletiva. Hoje quer fazer uma abordagem com os alunos sobre “o princípio da integralidade”, e para contemplar esta temática, quer inserir na aula os conceitos sobre modelos assistenciais. Inicia sua explanação exemplificando com crianças e suas prioridades nas políticas públicas de saúde para este público. Cita os grupos de puericultura ou “clubes de mães” , os quais tinham espaço assegurado desde os tempos dos programas desarticulados, porem os perfis de morbimortalidade infantil resistiam às ações realizadas. Promove então na sala uma reflexão: Havia a preocupação com as condições de saúde e as condições de vida dessa população? O docente complementa que ações como aumento da cobertura vacinal, melhoria das condições de saneamento básico e de nutrição e a introdução e expansão da terapia de reidratação oral foram marcos decisivos na mudança do perfil de morbimortalidade das últimas décadas, ou seja, houve a necessidade da mudança do modelo assistencial para que a mortalidade infantil caísse, rumo a um modelo integral e não fragmentado como o anterior. Sobre “Modelo Assistencial”, analise as sentenças e assinale a alternativa correta. Escolha uma:
Soluções para a tarefa
Resposta:
Modelo assistencial é um termo polissêmico, pois designa diferentes aspectos de um fenômeno complexo, porem todos se referindo a forma que um determinado contexto histórico-social determina a organização dos serviços de saúde, como são realizadas as práticas, os valores que orientam o modo como a sociedade define saúde e os direitos dos seres humanos em relação à vida. Correto
Explicação:
Restante da questão.
a. O termo “Modelo assistencial” se refere a forma de como resolver problemas que atendam necessidades de saúde independentemente da realidade da população , do perfil epidemiológico ou da investigação dos danos e riscos à saúde.
b. Modelo assistencial é um termo polissêmico, pois designa diferentes aspectos de um fenômeno complexo, porem todos se referindo a forma que um determinado contexto histórico-social determina a organização dos serviços de saúde, como são realizadas as práticas, os valores que orientam o modo como a sociedade define saúde e os direitos dos seres humanos em relação à vida.
c. A hegemonia do “modelo biomédico” influencia positivamente a formação profissional, sendo suas características não enfatizar apenas as intervenções do corpo ou parte afetada , com foco nas ações preventivas, promocionais, curativas, desfocando a ênfase na atenção hospitalar.
d. O “modelo assistencial” deve ter sua interpretação restrita como o desenho organizacional e técnico dos serviços, excluindo aqui a maneira como são produzidas as ações assistenciais e como o Estado se organiza para realizar este processo.
e. A significativa influência do modelo biomédico hegemônico nas práticas assistenciais e a Formação Integral vai de encontro a propostas e políticas estruturantes do modelo do Sistema Único de Saúde (SUS), uma vez que ruma à integralidade e aos princípios do SUS.
Letra B.
O modelo assistencial é conhecido como modelo polissêmico, por apresentar diversos sentidos relacionado ao contexto em que se encontra presente.
Por conta disso, trata-se de um modelo que se alinha com o contexto histórico-social capaz de estimular a integração dos serviços de saúde, em prol da qualificação do atendimento prestado pelos profissionais capacitados em relação as demandas da população.