Mafalda, apesar de ser uma criança, já apresenta certo entendimento sobre as principais questões que afligem a sociedade Sobre os efeitos de humor da tirinha, pode-se afirmar, exceto:
a) Mafalda emprega o mesmo valor semântico para o vocábulo “indicador” no primeiro e no último quadrinho.
b) Mafalda não sabe a importância do dedo indicador.
c) A expressão “dedo indicador” é utilizada de maneira metafórica pelo autor da tirinha.
d) Mafalda ainda não sabe exatamente o significado da expressão “indicador de desemprego”
e) Apesar de ser uma criança, Mafalda já percebe as injustas relações de trabalho estabelecidas entre patrões e operários.
Soluções para a tarefa
Altrenativa e) Apesar de ser uma criança, Mafalda já percebe as injustas relações de trabalho estabelecidas entre patrões e operários.
Espero ter ajudado
Explicação:
Sobre os efeitos de humor da tirinha da Mafalda, não podemos afirmar que: B) Mafalda não sabe a importância do dedo indicador.
Para responder essa pergunta, é preciso prestar bastante atenção, pois a questão pede a alternativa errada ("pode-se afirmar, exceto). Assim, vamos à análise da tirinha:
Ela mostra Mafalda conversando consigo mesma. A personagem está refletindo sobre a importância do dedo indicador e diz que, com apenas um gesto do patrão, milhares de pessoas são mandadas embora de seus empregos.
A partir disso, ela faz uma ligação com a expressão "indicador de desemprego", pensando que o sentido vem daí (ela chega a essa conclusão por ser criança). Na verdade, o sentido de indicador muda:
- Indicador: dedo que fica entre o polegar e o dedo médio;
- Indicador: aquilo que indica; índice; taxa.
Apesar do equívoco, a relação que Mafalda faz entre as palavras, mostra que ela é muito inteligente, e entende sim o que é o indicador. Por isso a afirmação em contrário é falsa.
Para saber sobre interpretação de texto, que vai ajudar você a responder perguntas como essas, acesse: brainly.com.br/tarefa/20529241