História, perguntado por rr4379419, 6 meses atrás

Еm dеzеmbrо dе 1821, сhеgоu а оrdеm ехіgіndо о rеtоrnо dе D. Реdrо раrа Роrtugаl е а rеаçãо dесоrrеu dа сrіаçãо dо Сlubе dа Rеѕіѕtênсіа, quе dеѕеја а реrmаnênсіа dе D. Реdrо nо Вrаѕіl. Соm іѕtо, осоrrеu um еvеntо hіѕtórісо, quе іnсіtоu о Вrаѕіl à ruрturа соm Роrtugаl. Quаl о nоmе dеѕtе еvеntо? *

a) Dia da Independência do Brasil
b) Dia do Fico
c) Dia da Pátria
d) Dia da Proclamação da República

Soluções para a tarefa

Respondido por Yoongina007
2

Resposta:

B) Dia do Fico

Espero ter ajudado ^-^


rr4379419: obrigado
Respondido por lhjpmf
1

Após ser convocado de volta para Portugal para assumir o trono, D. Pedro I anunciou, no dia 9 de janeiro de 1822, que ficaria no Brasil e desrespeitaria a ordem das cortes portuguesas. Esse dia ficou conhecido como Dia do Fico, que aumentou as tensões entre metrópole e colônia, desaguando em setembro desse mesmo ano, quando D. Pedro I declarou a independência do Brasil. Portanto, a resposta correta é a letra B.

Tensões sociais entre Brasil e Portugal

Em 1820 aconteceu a Revolução do Porto em Portugal, revolta que transformou o país numa Monarquia Constitucional. O parlamento português, ao assumir o poder, exigiu o retorno de D. João VI e D. Pedro I para Portugal, visando a recolonização do Brasil.

D. João VI retornou e deixou D. Pedro I como regente do Brasil, provavelmente ciente de que a ruptura entre colônia e metrópole estava próxima, garantindo assim que essa ruptura seria limitada e um membro da família de Orleans e Bragança permaneceria no trono.

Em janeiro de 1822, D. Pedro I, no Dia do Fico, anunciou que permaneceria no Brasil, abrindo espaço para o rompimento em definitivo com Portugal, que aconteceu em setembro daquele mesmo ano.

Entenda mais sobre o Dia do Fico aqui: https://brainly.com.br/tarefa/46747967

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes