Lucas, quatro anos, foi admitido no Pronto Socorro Pediátrico apresentando freqüência respiratória de 55 incursões porminuto, temperatura de 38,8 °C, tosse intermitente e queixa de dor torácica à direita agravada pela inspiração profunda eque irradia para o abdome. Dentre os cuidados, a enfermeira colocou a criança em decúbito lateral direito e instalou umatenda com oxigênio friaPORQUEa imobilização do tórax afetado reduz o atrito pleural, minimizando o desconforto, e a umidificação hidrata as vias aéreas,criando uma atmosfera que impede a redução de temperatura.(A) as duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.(B) as duas afirmações são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.(C) a primeira afirmação é verdadeira e a segunda afirmação é falsa.(D) a primeira afirmação é falsa e a segunda afirmação é verdadeira.(E) as duas afirmações são falsas.
#ENADE
Soluções para a tarefa
Dentre os cuidados, a enfermeira colocou a criança em decúbito lateral direito e instalou uma tenda com oxigênio fria.
Correto. Ao realizar a disposição da criança em posição de decúbito lateral direito, a enfermeira condicionou uma redução do atrito pleural, reduzindo o atrito físico que aumenta o desconforto da criança que está sendo atendida. A instalação da tenda fria com oxigênio garante uma maior hidratação das vias aéreas.
PORQUE
A imobilização do tórax afetado reduz o atrito pleural, minimizando o desconforto, e a umidificação hidrata as vias aéreas, criando uma atmosfera que impede a redução de temperatura.
Correto. A atitude da enfermeira foi correta, pois dessa forma reduziu o desconforto e, ao mesmo tempo, retirou potenciais ampliadores dos sintomas aos quais está esta criança submetida. O atrito pleural é um fenômeno que decorre do comprometimento do deslizamento das pleuras.
Diante do que acabamos de analisar, é correto afirmar o que está na seguinte alternativa:
(A) as duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.