localize as áreas do encontro das placas.Elas são fundamentais para entender o vulcanismo e os terremotos.Assinale e liste pelo menos cinco dessas áreas
Soluções para a tarefa
A crosta terrestre não é contínua. Ela encontra-se sobre as placas tectônicas, que se movem sobre o manto.
O manto encontra-se em um estado físico plástico, que permite o movimento das placas. Este estado físico do manto leva a formação de correntes de convecção, nas quais o manto quente ascende o frio desce. Este movimento das células convectivas são responsáveis por mover as placas tectônicas.
Os limites entre placas são classificados de acordo com o movimento:
Convergentes - quando as placas colidem frontalmente uma contra a outra;
Exemplos de zonas de convergência de plascas tectônicas são a zona de subdução da placa de Nazca com a placa Sul Americana, que faz subir a Cordilheira dos Andes. Outro exemplo é a Placa Indiana colidindo com a Placa Euro-Asiática.
Divergentes - quando as células de convecção conduzem as placas para sentidos opostos;
Um exemplo é a Cordilheira Meso-Atlântica, cadeia de montanhas com vulcanismo ativo situada no meio do oceano Atlântico, que a atividade vulcânica produz crosta oceânica nova, assim como ocorre entre a Placa Pacífica e a Placa Antártica.
Transformantes - quando o deslocamento relativo entre as placas é lateral. Um exemplo é a Falha de San Andrés, situada na Califórnia, Estados Unidos