Levantamento feito pelo jornal Folha de S. Paulo e publicado em 11 de abril de 2009, com base em dados de 2008, revela que o índice de homicídios por 100 mil habitantes no Brasil varia de 10,6 a 66,2. O levantamento inclui dados de 23 estados e do Distrito Federal. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), áreas com índices superiores a 10 assassinatos por 100 mil habitantes são consideradas zonas epidêmicas de homicídios.
A partir das informações do texto e do gráfico acima, conclui-se que:
a) Alagoas e Espírito Santo juntos são responsáveis por apresentar mais de 120 homicídios a cada 100 mil habitantes.
b) Os estados que não divulgaram os seus dados de homicídios encontram-se na região Centro-Oeste.
c) A média aritmética das taxas de homicídios por 100 mil habitantes da região Sul é superior à taxa média aproximada do Brasil.
d) A taxa de homicídios por 100 mil habitantes do estado da Bahia, em 2008, supera a do Rio Grande do Norte em mais de 100%.
e) Roraima é o estado com menor taxa de homicídios por 100 mil habitantes, não se
caracterizando como zona epidêmica de homicídios.
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
85
A resposta corrigida pelo AVA é: a) Alagoas e Espírito Santo juntos são responsáveis por apresentar mais de 120 homicídios a cada 100 mil habitantes.
Respondido por
40
Letra a.
Nota-se, por intermédio da análise do gráfico acima apresentado que infelizmente a taxa de homicídios presentes no território nacional, enquanto reduzem em determinadas áreas, em outras são alarmantes, representando dados muito preocupantes ao Governo e à população.
Sendo assim, a letra correta evidencia a participação de Alagoas e Espírito Santo no grande número relativo a mais de 120 homicídios a cada 100 mil habitantes.
Perguntas interessantes
Geografia,
8 meses atrás
Artes,
8 meses atrás
Sociologia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás