História, perguntado por tatuzinho572, 7 meses atrás

- Levando em consideração tanto as rupturas ou descontinuidades quanto as permanências ou continuidades entre o Brasil Colônia e o Império do Brasil, EXPLIQUE duas razões por que NEM TODOS os habitantes se tornaram cidadãos do novo país independente, no início do século XIX.

Soluções para a tarefa

Respondido por rayane2256
21

Resposta:

A emancipação política do Brasil no início do século XIX, não provocou mudanças significativas em sua estrutura sócio-econômica de base colonial, na qual a presença marcante da escravidão permitia distinguir com nitidez três grandes contingentes entre os habitantes do novo Império: os que eram escravos; os que eram livres (e não possuíam escravos); e os que eram livres e proprietários de escravos. Deste modo, parcela considerável dos habitantes do Império do Brasil (cerca de metade dos 3.000.000 indivíduos) era constituída por aqueles por não serem livres não eram considerados cidadãos. Os pressupostos hierárquicos e excludentes que caracterizavam a sociedade gerada pela colonização se expressariam na nova organização política (de acordo com a Constituição de 1824), ao atribuir apenas aos que eram livres e proprietários (os cidadãos ativos) a responsabilidade pelos assuntos políticos, vedados aos que apenas eram livres (os cidadãos não ativos)

Respondido por helenbatistamaues
0

Dentre as razões sobre a ruptura, descontinuidades, continuidades e permanências entre o Brasil Colonia e o Império, em um primeiro momento, não houve nenhum tipo de distinção entre quem ainda vivia como escravo e aqueles que já se encontravam livres. Porém, no Império do Brasil, tais diferenciações começaram a ficar mais claras.

Ruptura, descontinuidades, continuidades e permanências entre o Brasil Colonia e o Império

A emancipação no setor político brasileiro, no início do século XIX, foi o começo das rupturas ocorridas para a população escrava, mesmo que nulas em um primeiro momento.

Com a libertação dos povos africanos, ou seja, os escravos, eles foram excluídos da sociedade e não tiveram participação na política ou outros setores da economia, fato que perdura até os dias atuais, onde a luta pela conscientização continua.

Conheça mais sobre emancipação do Brasil em: https://brainly.com.br/tarefa/53390308

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes