Leia um trecho do discurso feito por Getúlio Vargas, pelo rádio, no dia em que instituiu a ditadura do Estado Novo. Em seguida, responda às questões.
Quero instituir um governo de autoridade, liberto das peias da chamada democracia liberal, que inspirou a Constituição de 1934. [...] Nos períodos de crise, como a que atravessamos, a democracia de partidos [...] subverte a hierarquia, ameaça a unidade pátria e põe em perigo a existência da nação.
Peias: amarras.
a) Por que Vargas se referiu às regras da Constituição de 1934 como “peias”?
b) Quais as consequências para a população em viver sob um governo que não respeita as regras democráticas?
c) O que significou, na prática, o chamado “governo de autoridade”, que Vargas instituiu com o Estado Novo?
Soluções para a tarefa
Resposta:
a)Porque a Constituição determinava limites à ação dos governantes e garantia os direitos individuais aos cidadãos brasileiros.
b) Os indivíduos ficam sujeitos à vontade de determinações do Poder Executivo, sem que as leis os protejam de abusos de governo e seus agentes.
c) Na prática, O Estado Novo foi uma ditadura. Sem garantias individuais, houve prisões sem processo legal e até tortura de opositores, fechamento de do Poder Legislativo, censura à imprensa, etc.
Explicação:
As questões abordam aspectos políticos do Estado Novo, período em que Getúlio Vargas governou de maneira ditatorial o Brasil
a) Por que Vargas se referiu às regras da Constituição de 1934 como “peias”?
Vargas se refere como “peias” a constituição de 1934, pois a classifica como um entrave para que o Brasil se tornasse um país melhor.
b) Quais as consequências para a população em viver sob um governo que não respeita as regras democráticas?
No estado Novo, o governo de Vargas promoveu censura e perseguição a opositores, isso fez com que a população não pudesse desfrutar de uma liberdade completa.
c) O que significou, na prática, o chamado “governo de autoridade”, que Vargas instituiu com o Estado Novo?
O governo de autoridade centralizou os poderes na mão de Getúlio Vargas, permitindo que ele governasse de acordo com suas vontades sem ouvir a população ou qualquer tipo de oposição.
O que foi o Estado Novo:
O Estado Novo foi um período em que Getúlio Vargas assumiu o poder de maneira autoritária e centralizou o governo ao seu redor, não permitindo a participação da oposição. Portanto, o Gabarito da questão se encontra na letra B.
Além disso, intervém em várias áreas como sindicatos, economia e vida social das população.
Foram características desse período:
- Fechamento do Congresso Nacional
- Imposição de uma nova constituição 1937 extremamente autoritária. Essa nova constituição permitia Vargas a nomear Interventores nos Estados e Governar o país sob Estado de Sítio (Guerra)
- Dissolução de assembleias Estaduais e Câmaras Municipais
- O Governo de Vargas ficou marcado por governar através de decretos lei, ou seja nem uma lei era votada e sim decretada pelo presidente.
- Criação do DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda) que tinha como as suas principais funções: realizar censura da imprensa e da produção cultural, realizar propagandas do Governo, promover o Estado Novo e Mobilizar artistas e intelectuais favoráveis ao governo e promover a figura de Getúlio.
- Sindicatos controlados pelo Estado.
Leia mais sobre Estado Novo em: brainly.com.br/tarefa/115588
#SPJ2