ENEM, perguntado por lgmoraes954, 1 ano atrás

Leia os textos a seguir e responda à questão. Texto I Compulsão por histórias [...] Comprei e estou lendo a versão eletrônica de um livro que eu estava namorando há tempos. Chama-se "The Storytelling Animal: How Stories Make us Human" ("O Animal Contador de Histórias: Como as Histórias nos Tornam Humanos"), do crífico literário americano Jonathan Gottschall. [...] Estou me diverfindo muito. Mas, enquanto não termino a leitura, queria citar rapidamente um trechinho de um dos primeiros capítulos, que calou fundo em mim prova- velmente porque tenho filho pequeno (de três aninhos e meio, quase). É sobre crianças, claro. "As crianças não precisam de tutores para criar his- tórias. Não precisamos suborná-las para que inventem histórias como temos de suborná-las para comer brócolis. Para as crianças, o faz de conta é tão automáfico e irre- primível quanto seus sonhos. As crianças brincam de faz de conta mesmo quando não têm o que comer, mesmo quando vivem em condições abjetas. Crianças brincaram de faz de conta em Auschwitz." É, é isso. LOPES, Reinaldo José. Compulsão por histórias. Disponível em: <://darwinedeus.blogfolha.uol/2013/06/17/ compulsao-por-historias/>. Acesso em: 5 jul. 2013. Texto II [...] A Literatura aparece claramente como manifes- tação universal de todos os homens em todos os tempos. Não há povo e não há homem que possa viver sem ela, isto é, sem entrar em contato com alguma espécie de fabulação. [...] Ora, se ninguém pode passar vinte e quatro horas sem mergulhar no universo da ficção e da poesia, a literatura concebida no senfido amplo a que me referi parece cor- responder a uma necessidade universal, que precisa ser safisfeita e cuja safisfação consfitui um direito. [...] CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In. Vários escritos. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2004. Vocabulário Fabulação: narração fantasiosa e romanceada Por meio da leitura dos dois textos, percebe-se que: a) as crianças precisam da literatura para que possam ser alfabetizadas com qualidade. b) está presente nas crianças a precisão de contato com a fabulação, necessidade encontrada em todos os homens. c) a literatura, por ser uma espécie de fabulação, é uma necessidade que começa a ser sentida durante a vida adulta. d) o faz de conta das crianças é uma necessidade irre- primível; já a fabulação dos adultos aparece apenas quando outras necessidades foram satisfeitas. e) a literatura só consegue fazer parte do universo infan- til quando as crianças são incentivadas à fabulação.

Soluções para a tarefa

Respondido por viniciusrm19
0

a) as crianças precisam da literatura para que possam ser alfabetizadas com qualidade.

Os textos acima apontam para a importância da literatura no processo de alfabetização das crianças, uma vez que tornam-se mais capazes de compreender textos e leituras mais específicas.

Além disso, corroboram com o processo de criatividade e imaginação, por meio da literatura infanto-juvenil, características essenciais nesta faixa etária.

Perguntas interessantes