Leia os poemas a seguir: Texto 1 Quadrilha João amava Teresa que amava Raimundo que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili que não amava ninguém. João foi para os Estados Unidos, Teresa para o convento, Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia, Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes que não tinha entrado na história (Carlos Drummond de Andrade) Texto 2 Quadrilha da sujeira João joga um palitinho de sorvete na rua de Teresa que joga uma latinha de refrigerante na rua de Raimundo que joga um saquinho plástico na rua de Joaquim que joga uma garrafinha velha na rua de Lili. Lili joga um pedacinho de isopor na rua de João que joga uma embalagenzinha de não sei o que na rua de Teresa que joga um lencinho de papel na rua de Raimundo que joga uma tampinha de refrigerante na rua de Joaquim que joga um papelzinho de bala na rua de J. Pinto Fernandes que ainda nem tinha entrado na história. (Ricardo Azevedo) Comparando os dois poemas é correto afirmar que _________. a. o segundo texto estabelece uma relação intertextual com o primeiro. No entanto, dialogicamente eles não tratam do mesmo tema, o primeiro refere-se ao amor não correspondido e o segundo refere-se ao mal hábito de jogar lixo na rua. b. o segundo texto está discursivizando de forma harmônica com o primeiro graças a uma relação dialógica. c. o primeiro texto está falando de amor platônico. d. os textos utilizam o recurso do dialogismo para tratar do mesmo assunto. e. O primeiro texto é monofônico enquanto o segundo texto é polifônico porque cita o primeiro texto.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A o segundo texto estabelece uma relação intertextual com o primeiro. No entanto, dialogicamente eles não tratam do mesmo tema, o primeiro refere-se ao amor não correspondido e o segundo refere-se ao mal hábito de jogar lixo na rua.
Explicação:
Ao fazer a comparação dos dois poemas, pode-se afirmar que:
a. o segundo texto estabelece uma relação intertextual com o primeiro. No entanto, dialogicamente eles não tratam do mesmo tema, o primeiro refere-se ao amor não correspondido e o segundo refere-se ao mau hábito de jogar lixo na rua.
Intertextualidade
Ocorre intertextualidade, pois o segundo texto estabelece um diálogo com o primeiro ao reproduzir estruturas, palavras e expressões presentes no poema de Drummond, que fala sobre desencontros amorosos.
Porém, o poema "Quadrilha da sujeira", de Ricardo Azevedo, aborda uma temática diferente: a poluição urbana. O autor se aproveita de um texto já conhecido do público, um texto com o qual já a identificação, para falar sobre o ato de jogar lixo nas ruas, representado por ações em cadeia, logo não tem um único responsável.
Mais sobre intertextualidade em:
https://brainly.com.br/tarefa/27688396
#SPJ3