Leia o trecho a seguir:
“O Sistema Único de Saúde (SUS) possui uma cobertura que engloba mais de 200 milhões de pessoas, sendo que cerca de 80% dessas dependem exclusivamente do sistema para qualquer atendimento médico. Essa gigantesca cobertura do SUS representa um enorme desafio financeiro para o governo, para se ter ideia o investimento previsto da união para o ano de 2020 é de aproximadamente R$ 125,6 bilhões, valor esse que é oriundo do orçamento da seguridade social e fiscal no âmbito federal e de recursos dos orçamentos fiscais de estados e municípios.”
Deste modo, e considerando os conteúdos sobre o financiamento do SUS, analise as afirmativas a seguir sobre os destinos das verbas da saúde pública:
I. São investidas em áreas como a Vigilância em saúde e a Assistência farmacêutica.
II. As publicações no diário da união são a referência para o acompanhamento e controle das aplicações dos recursos em ações e serviços públicos de saúde.
III. Os destinos das verbas da saúde são classificados em quatro categorias de investimentos, entre elas a vigilância epidemiológica e sanitária.
IV. Os gastos públicos podem ser fiscalizados por toda a população através do Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde (SIOPS).
Está correto apenas o que se afirma em:
A- I e II.
B- III e IV.
C- II e III.
D- I e IV.
E- II e IV.
Soluções para a tarefa
Resposta:
I e IV
Explicação:
São investidas em áreas como a Vigilância em saúde e a Assistência farmacêutica. Contudo os gastos públicos podem ser fiscalizados por toda a população através do Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde (SIOPS).
A partir do texto e de acordo com os destinos das verbas da saúde pública brasileira, é possível afirmar que são investidas em áreas como a Vigilância e a Assistência farmacêutica (I) e que os gastos públicos podem ser fiscalizados pela população por meio do Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde (SIOPS) (IV) (letra D).
Gastos públicos com o SUS
O Sistema Único de Saúde consiste no sistema de saúde pública brasileiro em atual vigência, o qual consiste em um dos mais amplos e completos que existem no mundo. Nesse sentido, o financiamento do SUS deve ser proporcional a todos os serviços que ele oferece e à magnitude de sua atuação no território nacional.
Sobre os gastos públicos destinados ao SUS, é correto afirmar que eles são investidos em áreas como a de Vigilância em saúde e a de Assistência farmacêutica. Esses gastos podem ser fiscalizados e acompanhados por qualquer pessoa por meio do SIOPS. Logo, as aifrmações I e IV estão corretas (letra D).
Outra questão sobre o SUS:
https://brainly.com.br/tarefa/18028423