Pedagogia, perguntado por anaclisoxzg39, 1 ano atrás

Leia o trecho a seguir:

“A atividade mais importante, pois, é a de criar situações em que os alunos possam operar sobre a própria linguagem, construindo pouco a pouco, no curso dos vários anos de escolaridade, paradigmas próprios da fala de sua comunidade, colocando atenção sobre similaridades, regularidades e diferenças de formas e de usos linguísticos, levantando hipóteses sobre as condições contextuais e estruturais em que se dão. É, a partir do que os alunos conseguem intuir nesse trabalho epilinguístico, tanto sobre os textos que produzem como sobre os textos que escutam ou leem, que poderão falar e discutir sobre a linguagem, registrando e organizando essas intuições: uma atividade metalinguística, que envolve a descrição dos aspectos observados por meio da categorização e tratamento sistemático dos diferentes conhecimentos construídos” (BRASIL, 1998, p. 28).

De acordo com o enunciado, os Parâmetros Curriculares Nacionais concebem a construção de práticas linguísticas a partir de sua análise. Uma dessas práticas diz respeito à atividade epilinguística que se constitui como:

Escolha uma:
a.
Um emaranhado de exercícios em que se retrata a linguagem em situações formais que devem ser descritas e categorizadas.

b.
Um contexto de reflexão e operação sobre a linguagem, valendo-se dos usos efetivos da língua e das condições de contexto e estrutura do texto, ou seja, oralidade e escrita. Correto

c.
Atividades reflexivas sobre a língua, não se estendendo às questões envolvendo os contextos orais.

d.
Um trabalho com a utilização estritamente coloquial da língua.

e.
Uma versão ampliada da atividade metalinguística, já que ambas envolvem a utilização da língua por meio de sinapses.

Soluções para a tarefa

Respondido por emelynpalagi
52
Um contexto de reflexão e operação sobre a linguagem, valendo-se dos usos efetivos da língua e das condições de contexto e estrutura do texto, ou seja, oralidade e escrita. 


Jwilly: Correto!!
Respondido por simonefd
20
Um contexto de reflexão e operação sobre a linguagem, valendo-se dos usos efetivos da língua e das condições de contexto e estrutura do texto, ou seja, oralidade e escrita. Correto
Perguntas interessantes