Leia o texto abaixo:
[...] Antonio Candido - É melhor vocês usarem o roteiro, porque eu tenho uma certa tendência para a loquacidade!
Heloisa - Ótimo! Nós gostaríamos que o senhor falasse sobre a história das ciências sociais em São Paulo e, sobretudo, sobre a sua vida e trajetória. Mas, para dar o chute inicial, será que o senhor poderia abordar primeiro a questão do impacto da revolução de 1930 para o senhor e a sua geração?
Antonio Candido - Vocês querem que eu fale sobre a incrível atmosfera de paixão pelas coisas sociais que aconteceu depois de 30?
Heloisa - Isso!
Antonio Candido - Para as pessoas da minha idade que estão na faixa dos 70, e sobretudo para as mais velhas que eu, o impacto da revolução de 1930 foi tremendo. Hoje eu vejo pessoas de responsabilidade minimizarem muito a década de 30, com o argumento de que não houve uma revolução, e sim um movimento burguês. Não foi uma revolução social, como a russa ou a francesa, é claro, mas o movimento armado de 1930, que coincidiu com uma crise econômica sem precedentes, teve impacto enorme na vida política e na cultura. Foi quando surgiu a expressão "realidade brasileira", que de tão utilizada se tornou até meio ridícula. Em qualquer discurso, artigo, ensaio aparecia a expressão.
1. Considerando as características do texto, podemos afirmar que se trata de: *
1 ponto
a) um conto.
b) um artigo de opinião.
c) uma entrevista.
d) uma reportagem.
Leia o texto: (Adaptado ENEM 2018)
“bom… o… eu tenho impressão que o rádio provocou uma revolução… no país na medida que:… ahn principalmente o rádio de pilha né? quer dizer o rádio de pilha representou a quebra de um isolamento do homem do campo principalmente quer dizer então o homem do campo que nunca teria condição de ouvir… falar… de outras coisas… de outros lugares… de outras pessoas, entende? através do rádio de pilha… ele pôde se ligar ao resto do mundo saber que existem outros lugares outras pessoas, que existe um governo, que existem atos do governo… de modo que… o rádio, eu acho que tem um papel até… numa certa medida… ele provocou pelo alcance que tem uma revolução até maior do que a televisão… o que significou a quebra do isolamento… entende? de certas pessoas… a gente vê hoje o operário de obra com o rádio de pilha debaixo do braço durante todo o tempo que ele está trabalhando… quer dizer… se esse canal que é o rádio fosse usado da mesma forma como eu mencionei a televisão… num sentido cultural educativo de boas músicas e de… numa linha realmente de crescimento do homem […] Esses veículos… de telecomunicações se colocassem a serviço da cultura e da educação seria uma beleza, né?”
CASTILHO, A. T.; PRETTI, D. (Org.). A linguagem falada na cidade de São Paulo: materiais para seu estudo. São Paulo: T. A. Queiroz; Fapesp, 1987.
2. A palavra comunicação origina-se do latim communicare e significa “tornar comum”, “repartir”. Nessa transcrição de entrevista, reafirma-se esse papel dos meios de comunicação de massa porque o rádio poderia: *
1 ponto
A) oferecer diversão para as massas, possibilitando um melhor ambiente de trabalho.
B) atender as demandas de mercado, servindo de instrumento à indústria do consumo.
C) difundir uma cultura homogênea, abolindo as marcas identitárias de toda uma coletividade.
D) trazer oportunidades de aprimoramento intelectual, permitindo ao homem o acesso a informações e a bens culturais.
thiagorafaeltrmds:
Preciso da reposta fazendo favor
Soluções para a tarefa
Respondido por
47
Resposta:
1C2D
Explicação:
FIZ E ESTÁ CORRETO
Perguntas interessantes
Português,
6 meses atrás
História,
6 meses atrás
História,
6 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Português,
1 ano atrás