ENEM, perguntado por EvaldoJunior1420, 11 meses atrás

Leia o texto a seguir. Aqui é que eu quisera ter dado a este livro o método de tantos outros, – velhos todos, – em que a matéria do capítulo era posta no sumário: "De como aconteceu isto assim, e mais assim". Aí está Bernardim Ribeiro; aí estão outros livros gloriosos. Das línguas estranhas, sem querer subir a Cervantes nem a Rabelais, bastavam-me Fielding e Smollet, muitos capítulos dos quais só pelo sumário estão lidos. Pegai em Tom Jones, livro IV, cap. I, lede este título: Contendo cinco folhas de papel. É claro, é simples, não engana a ninguém; são cinco folhas, mais nada, quem não quer não lê, e quem quer lê; para os úlfimos é que o autor concluiu obsequiosamente: "E agora, sem mais prefácio, vamos ao seguinte capítulo". ASSIS, Machado de. Quincas Borba. In: _____. Obra completa. v. 1. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994. Fragmento. Os fragmentos "Aqui é que eu quisera ter dado a este livro o método de tantos outros, [...]" e "Pegai em Tom Jones, livro IV, cap. I, lede este título:[...]" apresentam, respectivamente, as seguintes características da obra machadiana: a) metalinguagem e conversa com o leitor. b) metalinguagem e análise psicológica da personagem. c) análise psicológica da personagem e conversa com o leitor. d) metalinguagem e pessimismo. e) análise psicológica da personagem e pessimismo.

Soluções para a tarefa

Respondido por Joselittle
0

Alternativa A.

Metalinguagem e conversa com o leitor.

A metalinguagem esta presente no trecho, uma vez que temos um livro mencionando e descrevendo outros livros. Ou seja, no excerto, o próprio código está sendo utilizado para explica-lo.

Já a conversa com o leitor acontece a partir do momento em que o narrador se dirige ao leitor de maneira pessoal, com sugestões ou confidências. Este elemento está presente no trecho, como podemos perceber pelo verbo ''lede'', que é uma sugestão ao leitor.

Espero ter ajudado, bons estudos.

Perguntas interessantes