Filosofia, perguntado por eliabymartt, 1 ano atrás

Leia o que Einstein fala sobre o método científico no seguinte excerto:
A relação entre epistemologia e ciência é digna de atenção. Elas são dependentes uma da outra. A epistemologia sem contato com a ciência torna-se um esquema vazio. A ciência sem epistemologia é – tanto quanto isso é possível – primitiva e confusa. No entanto, tão logo o epistemólogo, que está buscando um sistema claro, encontra um tal sistema, tende a interpretar o conteúdo da ciência no sentido do seu sistema e a rejeitar tudo que não se encaixa nele. O cientista, no entanto, não pode se permitir a levar a busca por sistematização epistemológica tão longe. Ele aceita de bom grado a análise conceitual epistemológica; mas condições externas que são postas diante dele pelos fatos da experiência não permitem que ele se restrinja estritamente, na construção de seu mundo conceitual, a um sistema epistemológico. Ele, portanto, deve assemelhar-se, para o epistemologista sistemático, a um tipo de oportunista inescrupuloso: ele parece-se com um realista quando busca descrever um mundo independente dos atos de percepção; com um idealista quando vê os conceitos e teorias como invenções livres do espírito humano (logicamente não deriváveis do que é empiricamente dado); como um positivista quando considera seus conceitos e teorias justificados somente na medida em que eles fornecem uma representação lógica de relações entre experiências sensoriais. Ele pode mesmo parecer-se a um platonista ou pitagórico quando considera o ponto de vista da simplicidade lógica como ferramenta indispensável e efetiva de sua pesquisa. (Einstein, 'Reply to criticisms', 683-4, in SCHILPP, PAUL ARTHUR (ed.) (1949), Albert Einstein: Philosopher-Scientist (La Salle,IU.: Open Court).)
 Podemos afirmar que as afirmações de Einstein, nesta passagem, estão mais próximas à tese de qual pensador?

À de Kant, pois Einstein defende que o cientista deve ter uma atitude crítica tendo em vista que a epistemologia sem contato com a ciência é vazia e a ciência sem epistemologia é cega (primitiva e confusa).

À de Kuhn, pois Einstein defende que cada cientista usará os métodos conforme o momento histórico em que vive, isto é, segundo o paradigma vigente.

À de Feyerabend, pois Einstein defende uma pluralidade metodológica segundo a qual o cientista deve usar os métodos e conceitos que melhor lhe aprouverem para explicar os fatos da experiência.

À de Popper, pois Einstein defende que, apesar de as aplicações científicas serem plurais, a representação lógica que mobiliza a investigação científica implica no contínuo teste de suas hipóteses a fim de falsificá-las.

À do Positivismo, pois Einstein defende que o cientista considera seus conceitos e teorias verdadeiras somente na medida em que eles fornecem uma representação lógica de relações entre experiências sensoriais.

Soluções para a tarefa

Respondido por elamambretti
17

As afirmações de Einstein, nesta passagem, estão mais próximas à tese de:

À de Feyerabend, pois Einstein defende uma pluralidade metodológica segundo a qual o cientista deve usar os métodos e conceitos que melhor lhe aprouverem para explicar os fatos da experiência.

Para Einstein a epistemologia deve ser vista como atividade emergente da própria atividade científica. A ciência constitui uma forma autônoma do conhecimento. A sua especificidade é tão grande que é possível, em alguns casos, entendê-la abstraindo-se de tudo aquilo que a rodeia.

Devemos compreender em Feyerabend, a forte oposição à uma única, absoluta e imutável instituição de um procedimento metodológico fixo e restrito, com regras que se pretendam utilizáveis em toda e qualquer situação, capaz de legitimar incondicionalmente o fazer científico, colocando-o como horizonte final para qualquer campo que se pretenda conhecimento.

Não se trata, entretanto, de refutar toda e qualquer possibilidade de método, mas de reconhecer que estes têm limitações e que, de uma forma geral, as mais diferentes tradições culturais podem contribuir, de um modo ou de outro, para a atividade científica.

Bons estudos!

Perguntas interessantes