Leia o material postado na midiateca sobre RCP e reflita no que se pede:Verifique a situação fictícia que segue:"Durante uma festa de formatura, alguns adolescentes se envolveram em umabriga. Quando um deles caiu no chão, os outros fugiram, deixando a vitimadesacordada. Ao prestar o suporte básico da vida, o socorrista fez as seguintesobservações:vítima desacordada, porém, com batimentos cardíacos e presença demovimentos diafragmáticos;forte odor de etanol;pulso +47 120/min;midrase;respiração: 30/ min;ausência de resposta aos estímulos verbais;resposta à dor cutânea;ausência de fraturas ósseas;presença de edemas no rosto e nos membros inferiores."1)A partir desta análise, responda as questões propostas:a) O que pode indicar o forte odor de álcool, a pulsação acelerada e a midriase?b) A vítima pode ser considerada consciente?c) Qual o procedimento que deverá ser tomado?d) Em caso de na sequencia o indivíduo iniciar uma PCR como o socorrista deveráproceder:
Soluções para a tarefa
Resposta: A) Analisando o contexto, por ele encontrar-se numa festa, há sinal sugestivo de ingestão de álcool ou similares; a taquicardia pode ser explicada pela alta carga de adrenalina gerada durante o conflito; a midríase (pupilas dilatadas) pode explica-se pelo fato do paciente ter batido a cabeça, com isso há sinais de trauma crânio-encefálico.
B) No enunciado diz que ele não teve resposta verbal, logo, o paciente está inconsciente por não conseguir verbalizar ou transmitir algum sinal ou código de que está ouvindo e entendendo o que é solicitado. Nessas situações é ideal colocar um colar cervical e realizar o ABCDE do trauma.
C) Em caso de PCR a primeira coisa a se fazer é cada profissional saber qual tarefa irá desempenhar, pois com uma equipe articulada há maior chance de sobrevida do paciente. Na sequência deve haver a verificação dos sinais sugestivos de PCR (inconsciência, apneia ou gasping e ausência de pulso numa artéria central), daí começar a RCP numa proporção de 30:2