Leia o excerto abaixo:
Nesta sexta-feira, dia 26, Jojo Todynho publicou um vídeo em seu Instagram para fazer um desabafo e rebater as críticas que recebe por seu estilo e as músicas que canta, como o hit “Que Tiro Foi Esse?”, um dos maiores sucessos recentes. “Sou de verdade. Você que se julga dono da moral e da ética, você não tem moral nem ética. Quem tem cultura não sai destilando agressões gratuitas a quem você nunca falou ‘oi, tudo bem?’. As pessoas reproduzem para as outras o que passam. Acham que os outros são culpados por sua frustração, porque você está passando problema em casa você tem que passar para os outros. Não é porque aconteceu um problema na sua casa que você tem que chegar no seu trabalho e maltratar as pessoas. Aprenda a dividir as coisas”, declarou. Em seguida, ela falou sobre as pessoas que criticam o funk, afirmando que não é cultura. “O funk é uma luz no fim do túnel para quem vem da comunidade e quer vencer, quer dar vida melhor para sua família. Vocês tão achando que eu só curto funk? Eu curto coisa que ninguém escuta. Tem que ter espaço para todo mundo. Não é só MPB, rock, forró”. (Redação do Catraca Livre, Janeiro de 2018. Disponível em: ).
Muito do preconceito que gira em torno do funk carioca diz respeito ao seu espaço de produção e circulação, sócio-historicamente reservado à parcela marginalizada da população. Além disso, existem marcações linguísticas nas letras das músicas criticadas pela parcela conservadora da população por não atenderem à norma padrão. De acordo com a ilustração do argumento arquitetado pela cantora fornecido pelo excerto e levando em consideração os estudos sobre a linguagem, aponte qual das assertivas abaixo dá conta de explicar esse fenômeno linguageiro:
a.
A alteração diacrônica.
b.
A variação linguística.
c.
A colocação de sintagmas.
d.
A estruturação coordenada das sentenças.
e.
A erosão linguística.
Soluções para a tarefa
Respondido por
39
a resposta é letra b
Respondido por
24
A resposta a ser assinalada é a letra b.
O que podemos notar diante da leitura da canção exposta no primeiro momento é a presença de uma grande e evidente variação linguística. Essa é característica da variação de locais bem como de situações, onde em cada situação, determinada variação pode ser evidenciada como a mais propícia.
Sendo assim, a variação linguística pode ser assinalada como característica inerente à canção exposta.
Perguntas interessantes