Leia o excerto a seguir.
“O objeto de hedge diz respeito ao item que gera exposição a algum risco identificado e, portanto, é objeto da transação de proteção. Assim, o objeto de hedge deve ser claramente identificado, bem como o risco que se deseja proteger, a fim de permitir a adequada designação da contabilidade de hedge. Para que o item seja designado como protegido, deve ser possível mensurá-lo de maneira confiável”.
GALDI, F. C.; BARRETO, E.; FLORES, E. Contabilidade de instrumentos financeiros: IFRS 9 - CPC 48. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2018, p. 176.
Quanto à classificação e à mensuração do hedge, é correto afirmar que o ativo financeiro deve ser mensurado ao custo amortizado, se:
I. for mantido dentro do modelo de negócios em que a finalidade seja manter ativos financeiros com o objetivo de receber fluxos de caixa contratuais.
II. os termos contratuais do ativo financeiro derem origem, exclusivamente, a pagamentos de principal e juros sobre o valor do principal.
III. os termos contratuais do ativo financeiro disponíveis para venda derem origem a pagamentos de principal e juros sobre o valor do principal.
IV. for disponibilizado para a venda em que a finalidade seja manter ativos financeiros com o objetivo de receber fluxos de caixas contratuais.
Considerando o exposto, está correto o que se afirma em:
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II, III e IV.
I, II e III, apenas.
I, II e IV, apenas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
I e II, apenas.
Explicação:
O ativo financeiro deve ser mensurado ao custo amortizado se for mantido dentro de modelo de negócios em que a finalidade seja manter ativos financeiros com o objetivo de receber fluxos de caixas contratuais; os termos contratuais do ativo financeiro originarem, em fluxos de caixa que constituam, datas especificadas e exclusivamente, a pagamentos de principal e juros sobre o valor do principal.
Resposta:
I e II apenas
Explicação:
alternativa está correta, pois o ativo financeiro deve ser mensurado ao custo amortizado se for mantido dentro de modelo de negócios em que a finalidade seja manter ativos financeiros com o objetivo de receber fluxos de caixas contratuais; os termos contratuais do ativo financeiro originarem, em fluxos de caixa que constituam, datas especificadas e exclusivamente, a pagamentos de principal e juros sobre o valor do principal.