Filosofia, perguntado por asilvanacarvalho, 11 meses atrás

Leia estes trechos: "Entende-se por `preconceito' uma opinião ou um conjunto de opiniões, às vezes até mesmo uma doutrina completa, que é acolhida acrítica e passivamente pela tradição, pelo costume ou por uma autoridade de quem aceitamos as ordens sem discussão. (...) Para se libertarem dos preconceitos, os homens precisam antes de tudo viver numa sociedade livre."
BOBBIO, Norberto. A natureza do preconceito. Elogio da serenidade e outros ensaios morais. Tradução de Marco Aurélio Nogueira. São Paulo: Editora UNESP, 2002. p. 103 e 118.
Com base na leitura desses trechos e considerando outras informações presentes nesse capítulo de Bobbio, redija um texto, explicando por que, do ponto de vista do autor, a democracia é capaz de combater preconceitos.

Soluções para a tarefa

Respondido por manoelkm
5

Resposta:

Sim. Todos os cidadãos que alcançaram a maioridade, sem distinção de raça, religião, condição econômica e sexo, devem desfrutar dos direitos políticos, ou seja, todos têm o direito de expressar sua própria opinião ou de escolher quem a exprima por eles; Em geral, o ponto de partida do preconceito é uma generalização superficial, um estereótipo (algo sólido).

Explicação:

Ética é a área da filosofia que estuda o comportamento humano. Portanto, um problema ético de grande relevância e interesse é o preconceito, uma vez que se trata de um comportamento que cria vários problemas práticos para o ser humano. Para o filósofo, ou melhor, no âmbito filosófico, para se tratar do tema, a primeira questão a ser levantada é: o que é ou em que consiste o preconceito? A resposta que se dará a essa questão aqui tem como base as ideias do filósofo e jurista italiano Norberto Bobbio, cujas posições éticas e políticas costumam ser acolhidas pelos mais diferentes grupos, sejam de direita ou esquerda, por exemplo. Ao analisar o preconceito, Bobbio deixa claro que ele.

Perguntas interessantes