• Leia entrevista com professor que fez dicionário com definições de crianças... Confira abaixo entrevista com Javier Naranjo, que reuniu definições dadas por crianças para diferentes palavras. O resultado foi o livro “Casa das Estrelas”, publicado no Brasil pela editora Foz. QUESTÃO 01 – D5 Qual é o assunto desse texto? * A) A história de vida de Javier Naranjo.( ) B) A produção do livro de Javier Naranjo.( ) C) As ilustrações de um dicionário.( ) D) As palavras usadas por crianças ( ) QUESTÃO 02 – D2 Nesse texto, sobre as definições dadas por crianças de outros países, Javier Naranjo defende a ideia de que * A) a condição de ser criança faz com que as definições sejam iguais em todo o mundo.( ) B) as ilustrações de livros precisam dialogar com as definições das crianças.( ) C) o sonho de uma criança é marcado pela inocência presente em suas definições.( ) D) os pequenos relatos possuem linguagem simples como as definições das crianças.( QUESTÃO 03 – D20 Nesse texto, no trecho “Casa das Estrelas”, (l. 2), as aspas foram utilizadas para indicar * A) a definição de um termo.( ) B) a fala do entrevistado.( ) C) o título do livro publicado.( ) D) o trecho de outro texto.( ) QUESTÃO 04 – D1 De acordo com esse texto, as ilustrações de Lara Sabatier acompanham bem o livro porque * A) dialogam com as vozes das crianças.( ) B) são imagens de que o autor gostou.( ) C) são infantis como as crianças.( ) D) trazem uma proposta inovadora.( )
Soluções para a tarefa
1. O texto fala um pouco sobre a produção do livro de Javier Naranjo. Javier produziu um dicionário ilustrativo em parceria com Lara Sabatier, sendo que as palavras possuem as definições criadas por crianças. Alternativa B.
2. De acordo com Naranjo, a definição das palavras pelas crianças é a mesma em todo o mundo porque estas possuem um olhar aguçado sobre as coisas. Alternativa A.
3. No trecho, as aspas foram usadas para indicar o título do livro de Naranjo. As aspas duplas (") possuem a função de realçar um trecho, citar alguém ou marcar o título. Alternativa C.
4. As ilustrações de Sabatier dialogam com as vozes da criança, não sendo infantilizadas, mas respeitando a inteligência infantil. Alternativa A.
1) O assunto deste texto, sobre um trabalho de Javier Naranjo, está indicado na alternativa B.
Um texto sobre Javier Naranjo
O artigo aborda brevemente a produção do livro de Javier Naranjo. Javier colaborou com Lara Sabatier para produzir um dicionário expositivo de palavras com definições criadas por crianças. Essas definições são conseguidas com crianças quando o autor Javier Naranjo era professor de jardim de infância. Naranjo disse que a ideia para o livro veio de perguntar aos alunos qual era a sua definição de criança.
-------------------
2) A ideia defendida por Javier Naranjo está indicada na alternativa A.
Javier Naranjo defende sua ideia
Naranjo disse que a definição da palavra para crianças é a mesma em todo o mundo, porque elas têm um olhar aguçado para as coisas. Muitas pessoas e muitos escritores desprezam o que as crianças escrevem porque, em sua opinião, não há rigor, nem disciplina, nem conhecimento moderado da linguagem. A razão pela qual eles brigam é o que me faz amar as criações dessas crianças e encontrar alto valor estético nelas.
-------------------
3) No trecho “Casa das Estrelas”, utilizou-se aspas para indicar o que é afirmado na alternativa C.
Significado do trecho “Casa das Estrelas”
No trecho, as aspas são usadas para denotar o título de Naranjo. As aspas duplas ("") têm a função de destacar um parágrafo, citar alguém ou marcar um título. Javier Naranjo coletou suas definições de palavras, objetos, ideias, pessoas, lugares e sentimentos de alunos do ensino fundamental em diferentes níveis sociais. Pequenas obras são poeticamente lúdicas, criativas, melancólicas e esclarecedoras, apresentando o universo sob o olhar das crianças, longe da visão dos adultos.
-------------------
4) As ilustrações de Lara Sabatier estão adequadas ao que se indica na alternativa A.
Sentidos das ilustrações de Lara Sabatier
As ilustrações criadas por Sabatier conversam com as vozes de crianças, mas sem ser infantilizadas, respeitando a inteligência infantil. Uma obra que revelam os medos e dúvidas das crianças sobre o mundo reflete o cotidiano em que vivem. Têm uma lógica diferente, outra forma de entender o mundo, outra forma de habitar a realidade, revelando-nos muito de que somos coisas que foram esquecidos.
-------------------
Aprenda mais sobre Javier Naranjo, aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/46179964